Conheça as Principais Normas da Construção Civil

2 de novembro de 2023 Equipe Amanco Wavin

Conheça as Principais Normas da Construção Civil

A indústria da construção civil é fundamental para a sociedade e, para que as estruturas sejam seguras, duráveis e de qualidade, elas devem ser projetadas e construídas de acordo com os padrões estabelecidos nas chamadas normas técnicas.

A função desses documentos é ser um guia para os profissionais do setor, estabelecendo diretrizes claras para o planejamento, o projeto, a execução e a manutenção de edificações e infraestruturas. 

Leia este artigo para conhecer:

  • a importância das normas técnicas da construção civil;
  • as principais normas técnicas da construção civil.

Normas técnicas da construção civil: entenda a importância

O objetivo das normas técnicas da construção civil é garantir a criação de edificações e infraestruturas seguras. Por isso, elas definem uma série de critérios que vão desde a seleção de materiais adequados até o dimensionamento de elementos estruturais e regras para processos que implicam em diversas questões:

Segurança

Seguindo essas normas, os profissionais conseguem assegurar a construção de estruturas seguras, capazes de suportar cargas, resistir a desastres naturais e oferecer a proteção adequada contra determinadas eventualidades, como incêndios e enchentes. Isso reduz significativamente o risco de colapsos estruturais e acidentes, o que ajuda a preservar vidas e propriedades.

Qualidade e durabilidade

Além disso, a qualidade e a durabilidade das edificações e infraestruturas são diretamente influenciadas pelo respeito às normas técnicas. Com elas, os projetos se beneficiam da utilização de materiais e técnicas comprovadas, o que resulta em prédios duráveis, de baixa manutenção e mais resistentes aos desgastes do tempo.

Padronização e compatibilidade

A construção civil envolve uma série de profissionais, que vão desde arquitetos até empreiteiros e instaladores, passando também pelos fornecedores de materiais. Nesse cenário, as normas técnicas funcionam como uma linguagem em comum, permitindo a comunicação eficaz entre todas as partes envolvidas e garantindo a padronização. Isso resulta em projetos mais coordenados e evita erros.

Eficiência e desempenho

As normas também estabelecem diretrizes relacionadas à eficiência energética, acústica, térmica e outros aspectos do desempenho das construções, o que está alinhado aos pilares do esg na construção civil, que busca vencer o desafio da sustentabilidade no setor.

Inovação

Quem pensa que as normas estão escritas em pedra e, portanto, correndo o risco de ficar obsoletas, está enganado! Esses documentos evoluem com base nas novas pesquisas e tecnologias que possibilitam melhores práticas e, dessa forma, elas também são importantes para impulsionar a indústria a utilizar métodos mais eficientes e soluções mais avançadas e sustentáveis.

Conformidade legal

Por fim, é importante lembrar que as normas técnicas são previstas em regulamentos e, portanto, segui-las é obrigatório para que a edificação seja construída e operada em conformidade legal. Profissionais e empresas que não as respeitam podem ser considerados responsáveis por quaisquer danos ou lesões resultantes do não seguimento aos critérios. 

Principais normas técnicas da construção civil

Agora que você já entendeu a importância da existência das normas técnicas da construção civil, confira as principais delas:


ABNT NBR 6118

Essa norma estabelece os critérios para os projetos de estruturas de concreto, incluindo dimensionamento, materiais e execução. Como anexo da norma, é possível entender inclusive sobre os efeitos esperados da ação do tempo sobre o concreto estrutural.

ABNT NBR 7190

O documento rege os critérios para projetos de estruturas de madeira, incluindo especificações para dimensionamento adequado, materiais e métodos construtivos.

ABNT NBR 15575-1

Conhecida também como Norma do Desempenho, esse documento define os critérios de qualidade e execução de diferentes sistemas de edificações habitacionais, como estrutura, instalações e vedação, entre outros.

ABNT NBR 9050

Essa norma rege questões de acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos e seu objetivo é torná-los acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

ABNT NBR 5410

A NBR 5410 estabelece critérios para a elaboração de projetos, instalação e manutenção de instalações elétricas de baixa tensão. 

ABNT NBR 9077

O documento estabelece os requisitos relacionados a dimensionamento, localização e sinalização de saídas de emergência em edificações.

ABNT NBR 8160

O documento estabelece as diretrizes para projetos e execução de sistemas de esgoto sanitário em edificações.

ABNT NBR 5626

A NBR 5626 estabelece requisitos para as instalações de sistema de distribuição de água fria em edificações.


Falando nesse assunto, aproveite para ler o nosso guia da instalação hidráulica e confira o que um profissional da área deve saber para atuar com segurança e qualidade!