NBR 5626: Conheça as Normas Técnicas Para Instalações Prediais de Água

29 de setembro de 2023 Equipe Amanco Wavin

NBR 5626: Conheça as Normas Técnicas Para Instalações Prediais de Água

As normas técnicas da ABNT estão presentes nas mais diversas esferas das nossas vidas e, na maior parte dos casos, as pessoas leigas não fazem nem ideia! Seu objetivo é, por meio do estabelecimento de padrões, garantir a segurança, a qualidade e a eficiência dos mais diferentes tipos de produtos e serviços.

As instalações hidráulicas são parte fundamental da infraestrutura de uma edificação e do fornecimento de água de qualidade, um elemento de suma importância para a saúde e o bem-estar da população. 

Como parte das normas técnicas brasileiras, a NBR 5626 trata sobre o projeto, a execução, a operação e a manutenção dos sistemas prediais de água fria e quente. 

Leia este artigo para entender:

  • a importância da norma técnica NBR 5626;
  • as aplicações da norma técnica NBR 5626;
  • os requisitos da norma técnica NBR 5626.

A importância da norma técnica NBR 5626

Tendo como objetivo o estabelecimento de critérios para as instalações hidráulicas em edificações, a NBR 5626 visa garantir a qualidade da água consumida pelos usuários, bem como a segurança em seu transporte e fornecimento. Por conta disso, já dá para entender sua importância é extremamente significativa, mas veja os pontos principais:

Saúde pública

Um dos principais motivos para a existência da NBR 5626 é a proteção da saúde pública, já que a água potável é essencial para a vida e deve chegar às edificações em plena segurança para o consumo, ou seja, livre de contaminações por microorganismos patogênicos ou substâncias tóxicas. 

Para que isso seja possível, a norma estabelece padrões relacionados ao material adequado para as instalações hidráulicas (garantindo que sejam resistentes, não propícios à proliferação de bactérias e que não liberem substâncias tóxicas) e também ao dimensionamento dos tubos. 

Segurança dos usuários

A instalação adequada da tubulação e dos dispositivos hidráulicos como caixa d'água, torneiras, chuveiros e demais registros é extremamente importante para a segurança e o conforto dos usuários de uma edificação. 

As diretrizes estabelecidas pela NBR 5626 visam garantir uma instalação bem projetada e bem executada, que evite problemas como baixa pressão, ruídos nas tubulações, vazamentos de água e outros fatores que possam impedir sua boa utilização. 

Gestão dos recursos hídricos

A norma também zela pelo uso racional da água, ao estabelecer critérios que contribuem para uma utilização mais eficiente dos recursos hídricos. Esse objetivo é bastante relevante em um contexto de crescente escassez de água em diversas regiões do Brasil e do mundo.

As aplicações da norma técnica NBR 5626

De acordo com o texto da própria NBR 5626, ela estabelece diretrizes para o projeto, a execução, a operação e a manutenção de sistemas prediais de água fria e água quente, desde que sejam potáveis, em qualquer tipo de edifício — seja residencial ou não.

Seus requisitos estão baseados nos seguintes pontos:

  • respeito aos princípios de bom desempenho dos sistemas hidráulicos;
  • uso racional de água e energia;
  • preservação da potabilidade da água. 

Os requisitos da norma técnica NBR 5626

Os requisitos e diretrizes da NBR 5626 são bastante extensos e, por isso, divididos em diversas categorias. Entenda o essencial sobre cada uma delas:

Documentação do projeto

Essas diretrizes estabelecem todos os pontos que devem ser abordados em um projeto de instalação hidráulica em sistema de água potável fria ou quente, como:

  • premissas de cálculo;
  • critérios/métodos de dimensionamento;
  • volume de armazenamento;
  • pressão de trabalho.

Entre outros.

Manual de operação, uso e manutenção

A documentação também deve prever o manual de operação, uso e manutenção dos sistemas, visando guiar todos os seus usuários e eventuais profissionais que se responsabilizarão por monitoramento e reparações.

Documentação dos sistemas

Esse item da NBR 5626 deixa claro que todas essas documentações devem permanecer na posse do responsável legal pela edificação, de forma a poderem ser consultadas sempre que necessário. 

Requisitos dos materiais e componentes

O texto da NBR 5626 também estabelece, de forma bastante minuciosa e criteriosa, todas as questões relacionadas aos materiais que podem ser utilizados nos componentes do sistema, partindo de três princípios:

  1. os materiais e componentes que entram em contato com a água não podem afetar sua potabilidade;
  2. o desempenho dos materiais e componentes não podem ser comprometidos pelas características da água potável ou pela ação do meio em que estão inseridos;
  3. os materiais e componentes utilizados devem apresentar o desempenho adequado para o cumprimento de todos os critérios estabelecidos.

Projeto

A norma estabelece que todo projeto de sistema predial de água fria ou quente deve ser feito por um profissional habilitado e devidamente registrado. 

Além disso, o projeto deve atender a todos os critérios abaixo:

  • preservação da potabilidade da água;
  • fornecimento de água de forma contínua, em quantidade e com a pressão adequada;
  • acesso para verificação e manutenção;
  • setorização adequada do sistema de distribuição;
  • níveis de ruído adequados à ocupação dos ambientes;
  • peças adequadamente localizadas e de fácil operação;
  • baixa ocorrência de patologias;
  • boa manutenibilidade;
  • equilíbrio de pressões de água fria e quente em misturadores convencionais, quando empregados.

Com base em todos esses princípios citados, são diversos os requisitos listados e que todo projeto deve seguir.

Toda a execução, operação, uso e manutenção do sistema devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo projeto, bem como todas as específicas, também citadas no documento da NBR. 

Se interessou por esse conteúdo? Leia também o nosso guia da instalação hidráulica para complementar seus conhecimentos sobre o assunto!