4 tendências na indústria de construção civil em 2022

21 de março de 2022 Equipe Amanco Wavin

4 tendências na indústria de construção civil em 2022

QUATRO TENDÊNCIAS NA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM 2022

Estar por dentro de tendências de mercado é sempre uma ótima estratégia para se antecipar e planejar novos rumos em qualquer área de negócio. Confira algumas dessas tendências e saiba o que esperar para a indústria da construção civil neste novo ano!

A cada novo ano, são feitas suposições e projeções para o mercado. Na seleção abaixo, constam quatro das principais tendências que devem não só ditar o ritmo da construção civil em 2022, como também marcar o início da materialização de um novo olhar sob esse mercado.

 

Mais foco na sustentabilidade

Há muitos anos, o interesse público pela sustentabilidade vem crescendo e impulsionando uma tendência de maior demanda por projetos ecologicamente corretos. Essa tendência engloba tudo, desde materiais de origem sustentável até edifícios que ajudam a criar comunidades neutras em carbono.

O combate às mudanças climáticas está motivando alguns clientes da construção a buscarem soluções mais verdes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Johnson Controls, em 2022 a sustentabilidade seguirá sendo prioridade para as empresas.

As fontes de energia renovável representaram 11% do mercado de energia do nos Estados Unidos em 2019 (de acordo com a U.S. Energy Information Administration) e só devem crescer em participação à medida que a acessibilidade a estas fontes de energia renovável aumenta. Esse é um mercado enorme, já que, de acordo com uma pesquisa da Johnson Controls, os edifícios ainda são responsáveis ​​por 40% do consumo de energia dos do planeta, e 30% das emissões de gases de efeito estufa.

Building Information Modeling (BIM)

Também conhecida como BIM, essa ferramenta padrão para construção, baseada em computação, continua avançando para novas versões. Muitos níveis diferentes de programação são oferecidos através do BIM, até 10D, ou dez dimensões. Agora baseado em nuvem, o BIM fornece aos usuários informações para todas as fases da construção. Cronograma de construção, custo e materiais e outros detalhes podem ser adicionados a esta metodologia de trabalho, pois este modelo de trabalho digital possibilita construir um ambiente real dentro do ambiente virtual.

Na Amanco Wavin, as bibliotecas BIM representam, há alguns anos, uma importante ferramenta para que os profissionais da Engenharia consigam, de maneira digital, projetar edificações mais precisas e efetivas, garantindo o conforto de quem utiliza as instalações.

A tecnologia de modelagem de informações da construção está ajudando os líderes do setor a se destacarem com maior eficiência. O BIM permite que os usuários gerem renderizações computadorizadas de edifícios. A facilidade de gerenciar esses modelos e compartilhar dados pode permitir uma pré-fabricação superior de projetos, levando a uma conclusão precisa e no prazo.

Novos materiais de construção

Novos materiais podem ser projetados para que possuam propriedades específicas e trazem muitos benefícios para as obras. Como exemplo, temos o concreto auto reparável, o concreto flexível e o alumínio transparente, que permite que os arquitetos projetem estruturas de vidro que são muito mais leves do que as estruturas de vidro tradicionais.

Além disso, segundo o movimento "Plástico Transforma", esse material está "cada vez mais presente na construção civil, em telhas, calhas, forros de telhado, sistemas de ventilação, janelas, fachadas, revestimentos, pisos, sistemas hidráulicos e caixas d´água. Além da parte estrutural, é nítida a contribuição do plástico para o design de móveis e objetos de decoração".

Saiba mais sobre as soluções sustentáveis da Amanco Wavin para o uso do plástico: https://bit.ly/3yjtTRL

Digitalização na construção

A partir de 2022, deve se intensificar o papel da tecnologia na indústria da construção.  Seu uso promete maior produtividade, eficiência e segurança. Algumas das influências que a tecnologia deve ter na indústria da construção incluem:

  • A robótica possibilitando a inclusão de braços mecânicos aos processos, executando tarefas repetitivas - como a colocação de tijolos, por exemplo;
  • Veículos autônomos;
  • A utilização de drones para inspeções e levantamento topográfico;
  • O uso de IA e simulações no design de edifícios;
  • Sensores "wearable" para monitoramento da segurança dos operários;
  • Gerenciamento inteligente de projetos:  uso de ferramentas para auxílio na programação de trabalho e de orçamento. Tudo para reduzir despesas e gargalos de ineficiência. Faça o download deste catálogo virtual para auxiliar no gerenciamento do seu projeto!

A tecnologia tem sido sinônimo de disrupção em qualquer indústria, e em um ritmo cada vez mais intenso. Assim, não é surpresa o fato de que o setor da construção civil também tem sido afetado e transformado.

Depois de visitar essas quatro tendências para o ano, é importante a atenção para a diversidade encontrada entre esses quatro itens. Nenhuma delas deve funcionar isoladamente. O real impacto deve se materializar com a integração dessas e de outras tendências.

Os próximos 10 anos podem elevar a construção civil a seu nível máximo no que diz respeito a mudanças de paradigma. Nesse contexto, 2022 se apresenta como uma oportunidade de reinício, de calibragem do olhar em direção a uma realidade mais produtiva e cada vez mais sustentável.