Gestão de Obras: Qual é a Importância e Como Fazer

6 de março de 2024 Equipe Amanco Wavin

Gestão de Obras: Qual é a Importância e Como Fazer

Uma obra é um processo que envolve inúmeras etapas, que vão desde o planejamento até a execução. Contar com uma boa gestão para o processo é fundamental para que cada etapa aconteça da forma mais organizada e eficiente possível.

Usada em empreendimentos do pequeno ao grande porte, essa prática minimiza as falhas no processo, o que aumenta a produtividade e reduz gastos. Leia este artigo para entender mais sobre o assunto e conferir 7 dicas para uma boa gestão de obras.

Entenda a importância da gestão de obras

A gestão de obras envolve um conjunto de estratégias e técnicas para evitar erros durante a execução de uma construção. Essa prática traz uma série de vantagens, entre elas:

  • previne imprevistos;

  • evita atrasos e prejuízos;

  • reduz a necessidade de retrabalhos;

  • aumenta a produtividade;

  • ajuda no orçamento da obra;

  • reduz os custos da obra;

  • melhora o controle sobre materiais e estoque;

  • entrega do projeto dentro do prazo;

  • cumprimento das metas estabelecidas.

Para uma boa gestão, é preciso administrar todas as etapas que fazem parte do projeto, desde a equipe de profissionais até os materiais e equipamentos usados.

Por esse motivo, é indispensável manter uma coordenação e supervisão constantes, o que vai beneficiar tanto a parte contratante quanto o contratado.

Como fazer uma boa gestão de obras?

Como foi apontado, garantir uma boa gestão de obras exige atenção a uma série de etapas. Confira a seguir as dicas que separamos para lidar com esse desafio.

1. Comece com um planejamento detalhado

Um planejamento descrevendo o projeto em detalhes é o primeiro passo para uma gestão de obras eficiente. Essa etapa é fundamental para criar uma sinergia entre as equipes e as atividades executadas, e deve conter informações como:

  • definição dos objetivos e etapas da obra;

  • prazos de execução de cada etapa;

  • lista de materiais e equipamentos usados em cada fase da obra;

  • contração da mão de obra;

  • gestão de resíduos;

  • Definição de padrões de inspeções.

2. Estabeleça formas de comunicação claras entre a equipe

Falhas na transmissão das informações podem levar a problemas como erros na execução do projeto, atrasos no cronograma e, até mesmo, riscos para a segurança da equipe.

Por esse motivo, uma comunicação transparente entre os setores é fundamental ao coordenar todas as fases da construção. Desde a liberação de documentos até a aprovação de pedidos, a clareza na comunicação também garante mais agilidade nos procedimentos.

3. Faça um orçamento detalhista e acompanhe-o de perto

Um orçamento de obras passo a passo ajuda a entender de forma aprofundada a estimativa de todos os custos envolvidos na obra.

Essa etapa deve ser realizada antes do início da obra, incluindo os custos diretos e indiretos do empreendimento. Isso inclui desde os custos com materiais e colaboradores até materiais de escritório, seguros e taxas.

4. Desenvolva um cronograma realista

A finalidade do cronograma é manter o controle sobre as etapas da construção, garantindo o cumprimento dos prazos estabelecidos. Para que isso seja possível, ele deve ser bem estruturado e, sobretudo, realista.

Isso significa que você precisa considerar os prazos viáveis entre uma etapa e outra da obra. Esse cuidado é indispensável para garantir o cumprimento do cronograma dentro das condições reais de uma obra.

5. Avalie todos os potenciais riscos envolvidos na obra

Prevenir possíveis riscos é uma etapa essencial que você deve avaliar antes de iniciar as obras. Isso possibilita desenvolver estratégias para lidar com problemas futuros com mais precisão e, até mesmo, evitá-los.

Além disso, ajuda a minimizar atrasos e prejuízos, garantindo que o cronograma seja cumprido dentro do prazo estabelecido.

6. Defina padrões claros de qualidade e segurança

Os padrões de qualidade são fundamentais para que o seu projeto seja cumprido conforme os requisitos definidos. Por esse motivo, você deve documentá-los e verificá-los em cada etapa da obra.

Você também deve fazer o mesmo em relação aos padrões de segurança da equipe. Para isso, estabeleça desde normas a serem seguidas, treinamento dos colaboradores para a prevenção de acidentes e fiscalização do uso dos equipamentos de segurança.

7. Conte com a tecnologia como aliada da gestão de obra

O uso da tecnologia veio para facilitar desde o planejamento até a execução de um empreendimento. Nesse sentido, é possível contar com o auxílio de um software de gestão para construção civil.

Um software especializado permite um controle melhor sobre tudo que envolve as etapas de uma obra. Isso inclui prazos, custos, fluxo de caixa, documentação, direcionamento de equipamentos e mão de obra, etc.

Como você viu no artigo, o sucesso de uma gestão de obras exige que cada etapa seja executada com planejamento e atenção aos detalhes. Assim, siga as dicas deste artigo para uma gestão mais eficaz e produtiva.

A indústria civil está em constante transformação. Aproveite para ler também nosso artigo sobre o que é tecnologia BIM e sua importância para o setor civil e entender mais sobre o assunto!