Varejo de Materiais de Construção: 6 Dicas para maximizar o faturamento em sua loja

18 de abril de 2024 Equipe Amanco Wavin

Varejo de Materiais de Construção: 6 Dicas para maximizar o faturamento em sua loja

O varejo de materiais de construção é um mercado bastante dinâmico e competitivo. Por esse motivo, aumentar o faturamento e garantir o sucesso da loja são desafios constantes, especialmente em meio à alta concorrência.

Com isso em vista, é essencial adotar estratégias inteligentes para impulsionar as vendas e otimizar o aproveitamento financeiro. Na dúvida sobre como fazer isso? Continue a leitura deste artigo e confira 6 dicas para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Como aumentar o faturamento da loja no varejo de materiais de construção

Assim como os demais setores, o varejo de materiais de construção conta com suas peculiaridades. Assim, é preciso utilizar abordagens específicas para faturar mais.

A seguir, destacamos abordagens eficazes para você aplicar na sua loja. Confira!

1. Atente-se à gestão financeira

Como está a gestão financeira do seu negócio? Ao montar uma loja de construção, é essencial contar com uma boa administração para garantir o crescimento do empreendimento.

Assim, fique de olho no fluxo de caixa e na margem de lucro proveniente da venda dos produtos da loja. Estude também como você pode reduzir os gastos na hora de adquirir os itens para o seu comércio.

Nesse sentido, a dica é pesquisar por novos fornecedores ou renegociar com os antigos. Você ainda pode conseguir descontos maiores, abastecendo o estoque com a compra de um volume maior de itens.

2. Busque aumentar o ticket médio dos clientes

O ticket médio nada mais é do que o valor, em média, que cada cliente gasta na sua loja. Desse modo, o objetivo é usar estratégias para fazer com que esse valor seja maior.

Algumas dicas para aumentar o ticket da média no varejo de materiais de construção são:

  • investir na variedade de produtos;

  • ofertar cupons e vale-presente;

  • criar programas de fidelização;

  • oferecer desconto progressivo;

  • manter itens que se complementam próximos nas prateleiras;

  • oferecer diferentes formas de pagamento.

3. Invista em estratégias de marketing

Assim como outros setores, investir em estratégias de marketing no varejo de materiais de construção é muito importante. Afinal, isso ajuda a reforçar a sua marca na mente dos clientes e pode, inclusive, posicioná-la como referência no setor.

Mais do que apenas focar na promoção dos produtos da loja, você deve investir no pós-venda e no bom relacionamento com o cliente.

Também é importante estar presente no ambiente online e se manter ativo nas redes sociais. Invista na criação de conteúdos relevantes no Facebook e Instagram para atrair mais clientes. Você pode, por exemplo, responder dúvidas, mostrar novos produtos da loja e como usá-los.

4. Faça uma boa gestão de estoque

Você já avaliou quais produtos vendem mais, quais não impactam nos lucros e os itens que faltam nas suas prateleiras? Tudo isso não pode faltar na sua gestão de estoque.

Saber com exatidão o que você tem à disposição, os produtos escassos ou em falta é essencial para o bom controle do estoque. Com esse conhecimento, você evita manter um estoque acima ou abaixo do necessário.

Além disso, sempre que o cliente encontra o que procura, você aumenta o faturamento da loja. Caso contrário, além de perder em vendas, o cliente pode se sentir frustrado ao não encontrar o que procura e partir para o concorrente.

5. Contrate bons funcionários e invista em treinamento

Quando o consumidor entra em uma loja de construção, muitas vezes ele já sabe o que está buscando. Porém, também é comum que ele não tenha ideia exata daquilo que pode resolver o seu problema.

Seja qual for a situação, é fundamental que o colaborador da loja o direcione para tomar a melhor decisão na compra. Ao conhecer as necessidades do cliente, o atendente pode indicar produtos complementares, aumentando o faturamento.

Colaboradores engajados e motivados, capazes de tirar dúvidas dos clientes, pode ser uma maneira valiosa de se diferenciar da concorrência. Assim, invista em treinamentos para oferecer um atendimento de excelência. Mantenha também os colaboradores atualizados sobre novidades relacionadas a materiais de construção.

6. Invista na qualidade dos produtos

A variedade de itens vendidos no varejo de materiais de construção é enorme e está sempre evoluindo. Assim, conhecer os produtos que você vende em sua loja é fundamental quando o assunto é aumentar o faturamento.

Apostar em itens de qualidade inferior pode fazer com o cliente não mais retorne à loja. Por essa razão, você deve investir em itens de qualidade, que sejam capazes de atender às necessidades dos clientes.

Agora você já sabe como fazer para se destacar no varejo de materiais de construção. Colocando em prática as dicas que conferiu neste artigo, você verá a aumentar a receita do seu negócio.

O sucesso da sua loja também está relacionado à venda de produtos de qualidade. Confira também o nosso artigo sobre como encontrar os melhores fornecedores para o seu negócio.