7 Principais Cuidados na Instalação Hidráulica
2 de junho de 2023 Equipe Amanco Wavin
A instalação hidráulica é uma das etapas mais importantes e críticas de qualquer projeto de construção ou reforma. Como instalador, é fundamental que você esteja ciente dos principais cuidados a serem tomados durante todo o processo, que vão desde a escolha dos materiais até a finalização da instalação.
A qualidade desse trabalho é fundamental para garantir o funcionamento adequado de todo o sistema e evitar problemas futuros, como vazamentos, entupimentos e, até mesmo, danos à estrutura do imóvel.
Neste artigo, elencamos quais são os sete principais cuidados na instalação hidráulica, a fim de garantir a qualidade, a segurança e a durabilidade do sistema. Boa leitura!
1. Siga o projeto hidráulico
Nenhuma instalação deve começar sem planejamento, por isso o primeiro cuidado a se tomar é que o projeto hidráulico (que, em geral, é elaborado por um engenheiro) deve ser seguido rigorosamente.
É com base no projeto, inclusive, que devem ser adquiridas todas as peças necessárias para que não haja contratempos, como a falta de uma parte importante ou mesmo o desperdício de material, o que gera prejuízo.
Tenha total atenção ao projeto ao longo da instalação, para garantir que tudo saia conforme o estabelecido. Se houverem dúvidas, o ideal é conversar com o responsável pelo projeto para entender melhor.
2. Verificação dos requisitos do sistema
É claro que os requisitos e necessidades do sistema a ser instalado foram levados em conta pelo engenheiro responsável pelo projeto, mas, de qualquer forma, vale se assegurar disso. Essa etapa é importantíssima porque, dependendo do objetivo, o sistema vai demandar peças diferentes — e erros sairão bem caros.
Os tubos e conexões devem ser escolhidos de acordo com a pressão de água e sua temperatura, por exemplo. Alguns materiais não suportam água quente, e se a pressão é muito forte, o diâmetro do cano deve ser maior. Tudo isso precisa ser levado em consideração.
- Leia também: Saiba quais são as vantagens do tubo de PVC
3. Conferência da integridade das peças
Contar com uma marca de confiança para as peças de um sistema hidráulico reduz muito a chance de problema com defeitos nas peças, mas de qualquer forma, antes de instalar vale a pena verificar bem sua integridade.
Isso porque furos, problemas na textura e no encaixe podem causar bastante dor de cabeça com vazamentos e entupimentos, por exemplo. Para entregar um projeto de qualidade e evitar a necessidade de correções (e a consequente insatisfação do cliente), confira o estado de cada peça antes de instalar.
4. Acerte bem o local da caixa d’água
Se a instalação da caixa d’água fizer parte do serviço, mais uma vez, é fundamental que seu local esteja bem previsto no projeto. Em caso de dúvidas, é preciso conversar com o engenheiro responsável, porque a caixa é o coração do sistema hidráulico, afinal é dela que sai a água que vai alimentar cada um dos pontos de saída.
O ideal é que ela fique no ponto mais alto da casa, para que distribua água corretamente para todos os pontos e evite falhas no abastecimento. Além disso, todas essas questões devem ser observadas para que ela cumpra bem a sua função:
- tamanho/capacidade;
- material da caixa d’água;
- acessórios: torneira de boia, filtro, registro e registro de esfera.
5. Instale um registro para cada ambiente
O ideal é que cada ambiente da casa que tenha saída de água, como cozinha, banheiros, área de serviço e área externa, conte com um registro próprio. Dessa forma, quando aparece, por exemplo, um vazamento na torneira do lavabo, não é preciso fechar o fornecimento de água da casa toda.
Os registros individuais facilitam a manutenção futura e, com isso, entregam muito mais valor e praticidade aos seus clientes.
6. Faça testes
Procure testar o sistema hidráulico sempre que possível, para evitar o prolongamento de erros que podem ser corrigidos rapidamente. Ligue a água sempre que tiver um caminho completo para conferir se está tudo perfeito com a tubulação e com os encaixes, ou seja, se a água está saindo e chegando onde deveria da maneira esperada e sem intercorrências.
7. Trabalhe apenas com materiais de muita qualidade
O sucesso de uma instalação depende, também, diretamente da qualidade dos materiais hidráulicos utilizados. Por isso, quem quer conquistar os clientes entregando um sistema impecável que vai durar por anos e anos sem causar problema precisa escolher bem as marcas com que trabalha.
A Amanco Wavin é marca de referência mundial em soluções prediais e industriais para condução de água, com seu trabalho baseado em inovação, tecnologia e sustentabilidade para lidar com esse recurso fundamental. Para conhecer melhor os nossos produtos, acesse o catálogo de soluções prediais em nosso site.
- Categorias:
- Instalador Hidráulico / Encanador