7 Principais Cuidados na Instalação Hidráulica

2 de junho de 2023 Equipe Amanco Wavin

7 Principais Cuidados na Instalação Hidráulica

A instalação hidráulica é uma das etapas mais importantes e críticas de qualquer projeto de construção ou reforma. Como instalador, é fundamental que você esteja ciente dos principais cuidados a serem tomados durante todo o processo, que vão desde a escolha dos materiais até a finalização da instalação. 

A qualidade desse trabalho é fundamental para garantir o funcionamento adequado de todo o sistema e evitar problemas futuros, como vazamentos, entupimentos e, até mesmo, danos à estrutura do imóvel. 

Neste artigo, elencamos quais são os sete principais cuidados na instalação hidráulica, a fim de garantir a qualidade, a segurança e a durabilidade do sistema. Boa leitura!

1. Siga o projeto hidráulico

Nenhuma instalação deve começar sem planejamento, por isso o primeiro cuidado a se tomar é que o projeto hidráulico (que, em geral, é elaborado por um engenheiro) deve ser seguido rigorosamente.

É com base no projeto, inclusive, que devem ser adquiridas todas as peças necessárias para que não haja contratempos, como a falta de uma parte importante ou mesmo o desperdício de material, o que gera prejuízo. 

Tenha total atenção ao projeto ao longo da instalação, para garantir que tudo saia conforme o estabelecido. Se houverem dúvidas, o ideal é conversar com o responsável pelo projeto para entender melhor.

2. Verificação dos requisitos do sistema

É claro que os requisitos e necessidades do sistema a ser instalado foram levados em conta pelo engenheiro responsável pelo projeto, mas, de qualquer forma, vale se assegurar disso. Essa etapa é importantíssima porque, dependendo do objetivo, o sistema vai demandar peças diferentes — e erros sairão bem caros.

Os tubos e conexões devem ser escolhidos de acordo com a pressão de água e sua temperatura, por exemplo. Alguns materiais não suportam água quente, e se a pressão é muito forte, o diâmetro do cano deve ser maior. Tudo isso precisa ser levado em consideração.


3. Conferência da integridade das peças

Contar com uma marca de confiança para as peças de um sistema hidráulico reduz muito a chance de problema com defeitos nas peças, mas de qualquer forma, antes de instalar vale a pena verificar bem sua integridade.

Isso porque furos, problemas na textura e no encaixe podem causar bastante dor de cabeça com vazamentos e entupimentos, por exemplo. Para entregar um projeto de qualidade e evitar a necessidade de correções (e a consequente insatisfação do cliente), confira o estado de cada peça antes de instalar. 

4. Acerte bem o local da caixa d’água

Se a instalação da caixa d’água fizer parte do serviço, mais uma vez, é fundamental que seu local esteja bem previsto no projeto. Em caso de dúvidas, é preciso conversar com o engenheiro responsável, porque a caixa é o coração do sistema hidráulico, afinal é dela que sai a água que vai alimentar cada um dos pontos de saída.

O ideal é que ela fique no ponto mais alto da casa, para que distribua água corretamente para todos os pontos e evite falhas no abastecimento. Além disso, todas essas questões devem ser observadas para que ela cumpra bem a sua função:

  • tamanho/capacidade;
  • material da caixa d’água;
  • acessórios: torneira de boia, filtro, registro e registro de esfera.

    5. Instale um registro para cada ambiente

    O ideal é que cada ambiente da casa que tenha saída de água, como cozinha, banheiros, área de serviço e área externa, conte com um registro próprio. Dessa forma, quando aparece, por exemplo, um vazamento na torneira do lavabo, não é preciso fechar o fornecimento de água da casa toda.

    Os registros individuais facilitam a manutenção futura e, com isso, entregam muito mais valor e praticidade aos seus clientes.

    6. Faça testes

    Procure testar o sistema hidráulico sempre que possível, para evitar o prolongamento de erros que podem ser corrigidos rapidamente. Ligue a água sempre que tiver um caminho completo para conferir se está tudo perfeito com a tubulação e com os encaixes, ou seja, se a água está saindo e chegando onde deveria da maneira esperada e sem intercorrências.

    7. Trabalhe apenas com materiais de muita qualidade

    O sucesso de uma instalação depende, também, diretamente da qualidade dos materiais hidráulicos utilizados. Por isso, quem quer conquistar os clientes entregando um sistema impecável que vai durar por anos e anos sem causar problema precisa escolher bem as marcas com que trabalha. 

    A Amanco Wavin é marca de referência mundial em soluções prediais e industriais para condução de água, com seu trabalho baseado em inovação, tecnologia e sustentabilidade para lidar com esse recurso fundamental. Para conhecer melhor os nossos produtos, acesse o catálogo de soluções prediais em nosso site