Armazenamento de água

24 de junho de 2022 Equipe Amanco Wavin

Espelho d'água de chuva refletindo prédios e o céu

Guardar água das chuvas pode ser ainda mais importante neste período mais seco do outono e inverno. Saiba algumas medidas e vantagens.

Armazenar a água da chuva é aproveitar um recurso que seria desperdiçado, transformando esta água em economia para o bolso e cuidado com o meio ambiente. Tanto para a indústria quanto para locais comerciais e habitacionais, as águas pluviais podem ser armazenadas e utilizadas para diversos fins.

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, os índices pluviométricos variam em cada região: algumas com índices mais altos (chuvas recorrentes), outras com índices mais baixos, podendo ocorrer secas.

As estações do outono e inverno são as mais secas e frias do ano, o que representa menos incidência de chuvas no país. Para se ter uma ideia, no inverno chove, em média, cinco vezes menos do que no verão. Pensando nisso, a captação de águas pluviais se apresenta como uma alternativa eficiente para armazenar água que possa ser utilizada também nos períodos mais secos no ano.

Vantagens econômicas

Pensando em ações práticas, é possível estimar a capacidade de captação de água da chuva tendo como base a precipitação média e o tamanho da área do telhado de um estabelecimento. Um imóvel de 70 m² e com precipitação mensal média de 110 mm pode captar algo em torno de 250 litros por dia.

Considerando que o consumo de água no Brasil pode chegar a mais de 200 litros/dia por pessoa, captar a água da chuva pode representar uma economia considerável na utilização em meios não potáveis, como descarga em banheiros, lavagem de áreas externas e irrigação. Isso representa redução no valor das contas de água em diversos segmentos, uma vez que a captação da água da chuva e seu reuso reduz o consumo fornecido pela concessionária local.

Medidas e técnicas

Existem algumas maneiras para captar água da chuva, tanto nos períodos de chuvas frequentes quando no outono e inverno, quando ocorre a escassez. As mais comumente utilizadas são soluções instaladas nos telhados dos estabelecimentos comerciais ou residenciais.

Para telhados maiores, existe um sistema sifonado que é ideal para este uso. Em outros casos, calhas são indicadas para serem usadas em telhados com beiral, fazendo a captação da água da chuva e canalizando para o sistema coletor de águas pluviais da instalação.

No caso das calhas, a Amanco Wavin tem uma linha que é composta por perfis, condutores e conexões em PVC, podendo ser usada para drenagem de águas pluviais em construção residencial, comercial e industrial.

Para o sistema sinfônico, o QuickStream, também da Amanco Wavin, é um sistema instalado em telhados, para captar água da chuva em empreendimentos com grandes, médias ou pequenas áreas de cobertura, edifícios comerciais e residenciais. Além disso, tem a praticidade da redução de materiais e peso com instalação mais rápida, maior segurança e otimização de espaço.

sistema sifônico quickstream amanco wavin

Meio ambiente e coletividade

Segundo a ONU, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é ressaltar a importância do uso eficiente dos recursos naturais e conscientizar para o desenvolvimento sustentável. E com este objetivo, utilizar produtos que tenham sido pensados para este fim também é uma maneira de contribuir com o meio ambiente.

A captação de águas pluviais é um assunto relevante, principalmente quando falamos da coletividade para o racionamento de água no período do outono e inverno. A conscientização a respeito da importância da economia deste recurso natural é o primeiro passo para mudanças significativas, que levam a ações práticas da sociedade civil e da indústria também.