Capacitação Profissional na Construção — Importância e Benefícios

20 de junho de 2022 Equipe Amanco Wavin

Capacitação Profissional na Construção — Importância e Benefícios

Um profissional que deseja realizar o seu trabalho da melhor maneira possível e se manter atualizado deve estar sempre em busca de capacitação. O mercado exige, cada vez mais, pessoas com alto desempenho técnico para realizar suas funções e entregar bons resultados.

Este artigo fala sobre a importância da capacitação profissional e seus benefícios. Continue a leitura para entender o assunto.

O que é capacitação profissional

Durante a rotina de trabalho, os profissionais enfrentam diversos tipos de situação e precisam lidar com diferentes demandas. O ideal, é claro, é que eles estejam sempre buscando aperfeiçoar suas habilidades para apresentar maior desempenho técnico e, consequentemente, entregar melhores resultados.

Buscar a capacitação profissional passa por contar com programas, ferramentas, palestras e cursos que ajudem nesse desenvolvimento e te tornem cada vez mais capaz de realizar sua função com excelência. 

É função do departamento de recursos humanos de uma empresa indicar e oferecer programas de capacitação profissional constantemente aos seus colaboradores. Os trabalhadores autônomos, por sua vez, também precisam ficar atentos para não deixar passar nenhuma oportunidade de crescer na carreira.

É importante ainda ter em mente que a capacitação não deve visar somente ao conhecimento técnico da área em que você atua. É parte da evolução profissional, também, se atentar a aspectos comportamentais e habilidades como a da administração, a do planejamento e a do atendimento ao cliente.

É essencial também que a capacitação esteja sempre alinhada com as novidades do mercado, já que um profissional que se mantém sempre atualizado é muito mais bem visto e está muito mais bem preparado para receber novas demandas no dia a dia e encontrar, para seus clientes, as melhores soluções.

Benefícios da capacitação profissional

Buscar constantemente pela capacitação profissional traz muitos benefícios para um trabalhador autônomo. Confira alguns deles:

Aumento da produtividade

Tempo é dinheiro, e prestar atenção na própria produtividade é essencial na rotina de um trabalhador autônomo, que não precisa necessariamente cumprir as demandas ou as metas de uma empresa. 

Para otimizar a própria escala de trabalho e, consequentemente, os seus ganhos, é muito importante aumentar a produtividade — e isso está diretamente relacionado tanto ao desenvolvimento técnico quanto a habilidades de planejamento que vão te ajudar a não gastar um tempo maior do que o necessário para executar um serviço de qualidade.

Valorização

Quanto mais bem capacitado é um trabalhador, mais ele consegue se valorizar e aumentar o preço dos seus serviços, já que consegue garantir a qualidade das suas entregas e adquirir, também, mais confiança por parte de seus clientes.

Se mostrar sempre atualizado e por dentro das novidades do mercado também passa muita segurança, o que se reflete na valorização desse profissional.

Diminuição dos erros

Errar é humano, mas é verdade que quanto mais capacitado um profissional estiver, menores são as chances dele cometer falhas que causem perda de tempo, afetem a confiança do cliente e resultem em desperdício de recursos e materiais. 

Novas possibilidades

Um profissional que nunca se acomoda e continua sempre buscando novas capacitações profissionais tem uma possibilidade muito maior de abrir novos caminhos e portas, o que geralmente significa aumentar os ganhos e ter mais qualidade de vida. 

Como se capacitar profissionalmente com êxito

Agora que você já conferiu os benefícios que uma boa capacitação profissional pode te trazer, saiba que é importante contar com o autoconhecimento e a organização para encontrar treinamentos e programas que façam sentido.

Primeiramente, analise constantemente quais são os seus pontos fracos e fortes na rotina de trabalho para definir o que você precisa desenvolver melhor. A partir disso, crie metas que te ajudarão a saber exatamente onde você quer chegar. 

A partir disso, procure treinamentos, cursos, palestras ou demais soluções e atividades que podem te levar exatamente para onde você almeja ir. Pesquise sobre as possibilidades para entender se o investimento faz sentido e vai entregar o que você procura.

Ao encontrar a capacitação ideal, encare-a sempre como uma oportunidade única de crescimento que você não pode desperdiçar. Leve-a a sério e sugue todo o conhecimento possível que os professores ou a ferramenta podem te oferecer, prestando muita atenção, tirando suas dúvidas e aproveitando, se possível, para fazer uma nova rede de relacionamentos que também pode te ajudar a crescer. 

Conheça a parceria da Amanco com o Senai

A Amanco Wavin é uma empresa que acredita que o investimento em capacitação profissional é o melhor caminho para impactar positivamente a sociedade. Profissionais mais bem preparados são mais valorizados e garantem consumidores mais satisfeitos, melhor aproveitamento de recursos e a melhor aplicação dos produtos da marca.

O Senai, por sua vez, é uma instituição nacional que busca construir o futuro da indústria por meio do aprendizado de excelência. Portanto, faz todo o sentido que essas duas empresas tenham firmado uma parceria que visa democratizar o  acesso ao conhecimento. 

A parceria da Amanco com o Senai se estende a todo o território nacional, oferecendo o curso de formação em instalação hidráulica, que pode ser útil para trabalhadores de diferentes áreas (como a arquitetura e a engenharia) e também para quem quer começar uma nova jornada profissional.

Para conferir as informações de contato para fazer sua matrícula de acordo com o estado de sua residência, entre na página da parceria Senai-Amanco e encare este artigo como um convite para melhorar o seu futuro profissional.