Conheça As Vantagens Do Eletroduto Flexível Para Sua Obra

30 de maio de 2022 Equipe Amanco Wavin

Conheça As Vantagens Do Eletroduto Flexível Para Sua Obra

Durante uma construção ou reforma, seja ela residencial ou industrial, a parte elétrica do projeto deve receber a atenção adequada para garantir o bom funcionamento e, principalmente, a segurança das pessoas que frequentam o local. O eletroduto flexível, conhecido popularmente como conduíte, é um dos tipos de peças indispensáveis na etapa de instalações elétricas.


Quer saber mais sobre as características e vantagens deste componente tão importante para sua obra e descobrir qual é a melhor opção para garantir segurança e eficiência? Continue a leitura do artigo!

O que é um eletroduto?

Existem dois modelos de eletrodutos: o eletroduto flexível e o rígido. Apesar das diferentes características de cada um, ambos têm o mesmo objetivo. Eles são tubos, localizados dentro das paredes, lajes ou pisos. Sua principal função é proteger os cabos e condutores elétricos de influências externas que podem danificá-los, como:


  • colisões;

  • agentes químicos;

  • choques mecânicos.


Além disso, eles são componentes fundamentais na prevenção de incêndios e explosões causadas por curtos-circuitos ou um isolamento elétrico inadequado. Por esses motivos, todos os projetos de construção devem garantir que os eletrodutos estejam presentes nas instalações elétricas da obra.


Mas essas peças não servem somente para garantir a funcionalidade e segurança do projeto elétrico. No caso dos eletrodutos rígidos, eles também podem ser usados como parte da decoração, afinal, são peças que podem ficar visíveis, proporcionando um design muito buscado pelos amantes do estilo industrial.

Quais são as principais vantagens do eletroduto flexível?

Assim como o próprio nome diz, o eletroduto flexível tem como principal característica a sua flexibilidade. Ele conta com a capacidade de se ajustar para garantir a proteção dos cabos elétricos mesmo em trajetos de projetos com curvas.


Confira mais detalhes sobre as vantagens principais que esse produto oferece, tanto para o projeto quanto para o profissional responsável pelas instalações.

1. Material que garante bons resultados para o projeto

Os eletrodutos flexíveis podem ser feitos com PVC. Esse é um material de alta qualidade que oferece muitos benefícios para a obra, como:


  • é um material isolante que não conduz eletricidade. Isso faz com que os riscos de choques sejam reduzidos e torna as instalações mais seguras

  • é um isolante térmico, ou seja, evita a condução de calor;

  • sua instalação é prática, pois não exige parafusamentos, bastam alguns encaixes feitos corretamente para garantir a sua funcionalidade;

  • material leve, contribuindo para a facilidade no transporte e manuseio da peça para os profissionais da obra;

  • quando feitos com produtos de qualidade, o PVC tem alta durabilidade e não propaga chamas, evitando incêndios.

2. Versatilidade

Justamente por sua principal característica, que é a flexibilidade, esse tipo de eletroduto garante mais versatilidade em seu uso. Afinal, ele consegue se adaptar aos trajetos com curvas sem deixar a eficiência e o alto desempenho de lado.


Portanto, esse material fácil de dobrar é ideal para atender às necessidades dos mais diversos projetos de construção e reforma.

Linha de produtos da Amanco Wavin

A linha de eletroduto flexível da Amanco Wavin é ideal para quem busca efetividade e segurança em um projeto de construção ou reforma. 


Eles podem ser aplicados em instalações prediais elétricas de baixa tensão com o objetivo de acomodar e conduzir os fios elétricos. Essas são as melhores opções para garantir praticidade na colocação e manutenção dos cabos de uma obra.


Seu material é de PVC e conta com alta durabilidade, resistência à compressão diametral e não propaga chama, evitando incêndios e garantindo a segurança para os moradores.


Mas esse produto não é a única opção da Amanco Wavin para a sua construção. Você também pode contar com a linha de eletrodutos rígidos.


Feitos em PVC, assim como a primeira opção, os eletrodutos dessa linha também são de qualidade e contam com uma alta durabilidade. Sua união é feita por meio de solda fria e é um material seguro que não propaga chamas, assim como os eletrodutos flexíveis da Amanco Wavin.


Além do uso para a acomodação de fios embutidos, eles também podem ser utilizados para cabos aparentes.


Gostou do artigo? Então, agora que você já conhece as vantagens que o eletroduto flexível proporciona para as instalações elétricas, confira esse e outros produtos que a Amanco Wavin tem disponível e proporcione mais qualidade para as suas obras.


São diversas opções de materiais indispensáveis para garantir eficiência para seu projeto, todas feitas com o objetivo de oferecer produtos resistentes, de fácil instalação e manuseio e, principalmente, a segurança para toda a construção ou reforma.