Conheça Soluções em Tubulações Industriais

5 de janeiro de 2024 Equipe Amanco Wavin

Conheça Soluções em Tubulações Industriais

As tubulações são fundamentais na infraestrutura industrial, porque são elas que transportam líquidos, gases e os mais diversos tipos de materiais necessários às operações. 


Para garantir uma operação segura e contínua dos processos, portanto, a escolha das soluções adequadas em tubulações industriais é muito importante. 


A boa notícia é que o crescimento e a evolução desse setor impactou o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e estratégias eficazes para essas peças, o que se torna essencial para maximizar sua eficiência, confiabilidade e, ainda, sustentabilidade. 


A Amanco Wavin é a empresa de referência em tubulações e materiais hidráulicos tanto para a construção civil quando para a infraestrutura industrial. Leia este artigo para entender a importância de contar com soluções de alta qualidade para tubulações industriais e conhecer nossas soluções nesse setor:


  • sistemas para fluidos industriais;

  • sistemas de ar comprimido.


A importância dos sistemas de tubulações industriais de alta qualidade

A utilização de sistemas de tubulações industriais de altíssima qualidade é fundamental para o sucesso operacional, a segurança e as vantagens competitivas. Confira os principais pontos:

Segurança operacional

A integridade das tubulações é essencial para a segurança das instalações, dos funcionários e do meio ambiente. Produtos defeituosos e de baixa qualidade podem levar a vazamentos e rupturas que, no setor industrial, causam falhas catastróficas, causando acidentes graves e contaminação ambiental, isso sem falar nos danos materiais. 

Por isso, o investimento em tubulações industriais de alta qualidade é, acima de tudo, uma medida preventiva para minimizar acidentes e garantir um ambiente de trabalho o mais seguro possível. Isso porque se trata do transporte de fluidos muitas vezes químicos e de alta capacidade corrosiva e tóxica.

Continuidade da operação

Tubulações de boa qualidade são fundamentais para manter a continuidade da operação industrial. Elas minimizam as chances de paradas não programadas que resultam em grandes prejuízos financeiros devidos à interrupção da produção e à necessidade de reparos emergenciais.

Eficiência energética

A busca pelo aumento da eficiência energética é um dos grandes desafios enfrentados pelas indústrias modernas e tubulações de alta qualidade contribuem diretamente para isso por oferecer menor resistência ao fluxo. Dessa forma, as peças são capazes de transportar fluidos e gases de forma muito mais eficiente, o que resulta em economias significativas.

Responsabilidade ambiental

A sustentabilidade é um tema que entrou em pauta para nunca mais sair, e cabe às indústrias trabalharem com responsabilidade ambiental. Vazamentos de fluidos podem causar danos significativos ao meio ambiente, prejudicando ecossistemas locais, colocando a vida humana e a natureza em risco e afetando a imagem da corporação.


Ao adotar tubulações de qualidade superior, as empresas demonstram também, portanto, seu compromisso com a responsabilidade ambiental e a busca por operações mais sustentáveis.

Sistemas para fluidos industriais

As soluções Amanco para tubulações industriais contam com uma instalação rápida e fácil, além de menos custosa, por conta de sua leveza. Confira as opções:

PVC SH80

O sistema de tubos e conexões Amanco Wavin PVC SCH80 destina-se à condução de líquidos industriais, suportando temperaturas de até 60°C. Uma das principais vantagens do material é sua notável resistência química, ideal para transportar líquidos corrosivos em processos industriais, bem como para sistemas de esgoto e drenagem de resíduos químicos. 

A linha oferece uma variedade de tubos e 18 modelos de conexões adequadas ao transporte de fluidos industriais, além de válvulas e adesivos. Entre seus benefícios, estão:

  • melhor custo benefício na condução de fluidos industriais menos agressivos;

  • instalação simples;

  • excelente resistência química e à corrosão, o que evita também incrustações no interior do tubo, proporcionando maior eficiência no transporte dos fluidos e maior vida útil ao sistema;

  • serem mais leves que as tubulações metálicas, o que facilita o transporte, o manuseio e a instalação;

  • menor custo de instalação e de manutenção.

Essa solução pode ser utilizada em uma ampla gama de projetos relacionados à condução de fluidos industriais, abrangendo aplicações como:

  • tratamento de água;

  • processamento químico;

  • condução de resíduos industriais;

  • aquicultura;

  • indústrias alimentícias.

CPVC Amanco Wavin Corzan

Confeccionado à base de CPVC (Policloreto de Vinila Clorado) SCH80, o Amanco Corzan é muito recomendado para o transporte de fluidos industriais e mineração sob pressão. 

Com instalação ágil e simplificada, esse produto leve oferece maior segurança e rapidez em comparação com soluções metálicas. Uma de suas principais vantagens é a resistência a uma ampla variedade de fluidos e ambientes corrosivos, que são comuns em processos industriais, bem como para sistemas de esgoto e drenagem de resíduos químicos.

Outros de seus benefícios são:

  • longa vida útil;

  • menor necessidade de manutenção;

  • facilidade de instalação;

  • excelente capacidade hidráulica;

  • resistência a altas temperaturas;

  • peças livres de rugosidade interna;

  • maior eficiência energética.


Sistemas de ar comprimido

A linha para condução de ar comprimido da Amanco Wavin é fabricada a partir do polipropileno copolímero Random, um material inovador de última geração.

PPR

Os tubos e conexões Amanco Wavin PPR Industrial são uma solução de última geração para condução de ar comprimido. Desenvolvidos de acordo com a norma 6493, eles têm cores específicas para facilitar a identificação.

Seus principais benefícios são:


  • peças livres de toxicidade e corrosão;

  • baixa rugosidade interna;

  • plena segurança na fusão entre as peças;

  • alta flexibilidade;

  • alta resistência a produtos químicos.


Para conferir mais informações sobre esses produtos, acesse a categoria indústrias no catálogo de soluções da Amanco Wavin.