Ideias com Tubos de PVC Para Usar na Decoração

5 de agosto de 2022 Equipe Amanco Wavin

Ideias com Tubos de PVC Para Usar na Decoração

O tubo de PVC é um material extremamente resistente e versátil. Utilizado há anos nas construções residenciais e industriais, ele também pode ser aproveitado para transformar a decoração (e até mesmo a organização) das casas. 

Isso porque, justamente por sua versatilidade, o material pode ser usado para moldar os mais diversos objetos. Como a sobra desse item é bastante comum ao fim de obras de construção e reforma, saber usá-lo ajuda a tornar o projeto mais econômico e sustentável. Neste artigo, você confere ideias com tubo de PVC para incluir nos projetos de decoração. 

Arara de Tubo de PVC

As araras de roupa são uma ótima opção para aqueles clientes que querem ter um guarda-roupa mais minimalista, precisam de um complemento para o armário ou mesmo para projetos nos quais é necessário aproveitar muito bem cada espaço. 

Descoladas e extremamente interessantes, as araras de tubo de PVC são super simples de fazer e ainda se tornam um ponto de destaque na decoração do quarto. Na internet mesmo, você encontra diversos tutoriais que ensinam a criar araras de diferentes tamanhos, de acordo com a necessidade de cada projeto.

Para garantir o sucesso da decoração, escolha para a peça uma cor que combine com o estilo do ambiente. Considere, por exemplo, que uma arara de roupas toda preta é a cara de um cômodo no estilo industrial, já araras coloridas ou metalizadas funcionam em espaços com diferentes propostas.

Prateleira de tubo de PVC

Por serem móveis bastante versáteis, as prateleiras aparecem nos mais variados projetos arquitetônicos. Você sabia que, com tubos de PVC, é possível trazer um aspecto totalmente diferente a uma simples prateleira de madeira? E ela pode ser usada nos mais diversos cômodos da casa.

A utilização de tubos expostos na decoração tem tudo a ver com o estilo industrial, e projetos que têm essa pegada podem se beneficiar muito dessa ideia. Para fazer uma prateleira de tubo de PVC, você pode utilizar os tubos como suporte auxiliar da madeira (funcionando como uma mão inglesa) e, ainda, criar outros designs interessantíssimos.

Além das prateleiras, é possível estender o projeto e criar uma estante inteira de tubos de PVC. 

Luminária de Tubo de PVC

Os tubos de PVC também podem participar da iluminação dos projetos de arquitetura e decoração. É possível encontrar na internet os mais diversos tutoriais, que ensinam a fazer desde pequenas luminárias de apoio a lustres incríveis, que se tornam o ponto de destaque do cômodo.

Mais uma vez, esses objetos são um complemento perfeito para uma decoração no estilo industrial, mas, quando trabalhados em cores menos neutras, podem funcionar muito bem nas mais diferentes estéticas.

Mesa de Tubos de PVC

A mesa é outro móvel que pode estar presente, de diferentes maneiras, em variados projetos. E ela pode ser feita com tubo de PVC! O recurso pode ser aproveitado tanto para criar pequenas mesas de canto, de centro ou, até mesmo, para fazer uma mesa de jantar! 

Para fazer, basta escolher o tampo de madeira da mesa e utilizar a quantidade de tubos o suficiente para montar a estrutura e os pés do móvel. 

Adega de tubos de PVC

Até agora nossas ideias com tubo de PVC funcionam melhor com os tubos de diâmetro menor — mas mesmo os tubos mais largos podem ter sua utilidade na decoração. 

Os tubos com diâmetro maior podem abrigar perfeitamente uma garrafa de vinho — e são esses os necessários, portanto, para montar uma pequena e descolada adega. Basta unir três ou mais pedaços de tubo largo utilizando uma corda grossa (fazendo várias voltas para garantir a segurança) e está pronto.

Sapateira de tubos de PVC

Os tubos de PVC com diâmetro maior podem ser utilizados, também, para dar origem a uma sapateira super fora do convencional! Basta cortar pedaços do tubo no comprimento necessário para guardar um par de calçados e empilhá-los em um formato semelhante ao do cacho de uva. 

Para ajudar na fixação, você pode utilizar prendedores para papel entre os tubos e, ao redor de todos eles, um elástico bem firme. Na internet é possível encontrar tutoriais que ensinam o passo a passo dessa ideia.

Agora que você já conferiu todas essas ideias para utilizar o PVC na decoração, leia também o nosso artigo que fala sobre os benefícios que as tubulações práticas oferecem aos grandes projetos de construção


  • Categorias:
  • Público em Geral