Jardim Vertical — Dicas, Plantas e Cuidados Ao Montar!

14 de janeiro de 2022 Equipe Amanco Wavin

dicas de plantas e montagem do jardim vertical

O jardim vertical, além de ser um elemento que oferece um design lindo ao ambiente, também traz a natureza para dentro de casa, melhorando a qualidade do ar e o bem-estar dos moradores.

Eles podem ser instalados em casas ou até mesmo em apartamentos, já que não ocupam muito espaço e exigem uma manutenção simples. Mas é preciso ficar atento com alguns cuidados essenciais para garantir sempre um visual agradável.

Quer montar seu próprio jardim e cuidá-lo da maneira adequada? Continue a leitura e confira as melhores dicas.

4 dicas para montar seu jardim vertical

Um jardim vertical pode ser montado de diferentes maneiras. Você pode escolher o local de instalação, o tamanho da estrutura e até mesmo quais serão as plantas que farão parte do espaço.

Veja quatro dicas para você montar o seu e garantir o resultado desejado:

1. Escolha o local ideal

O primeiro passo é escolher o melhor lugar para montar seu jardim. Para isso, é importante levar alguns critérios em consideração:

  • circulação de ar: dê preferência para lugares bem arejados;

  • iluminação: é importante que a parede escolhida receba luz solar;

  • cuidado com paredes que tenham instalações elétricas, pois a umidade do jardim pode prejudicá-las. 

Uma dica extra é: caso você não tenha uma parede que receba a luz solar de forma direta, não se preocupe! Você ainda pode ter o seu jardim vertical, mas durante a etapa da escolha das plantas que vão fazer parte do espaço, selecione aquelas que não precisam de muito sol.

2. Monte a estrutura do jardim vertical

Para montar a estrutura do jardim você tem duas opções:

  1. comprá-la pronta;

  2. montar você mesmo.

Caso opte pela segunda opção, será possível trabalhar com a criatividade e transmitir a sua personalidade para combiná-la da melhor forma com o restante da decoração da casa.

Você pode reaproveitar diversos materiais para construir a estrutura de sustentação para as plantas, como:

  • pallets ou caixas de madeira;

  • prateleiras;

  • latas;

  • garrafas PET.


escolha das plantas e montagem do jardim vertical

Além da sustentabilidade na decoração e na economia com os materiais, você ainda garante um resultado lindo e criativo.

Você pode personalizar ainda mais seu jardim por meio da escolha das cores de cada material que será utilizado na estrutura, incluindo os vasos das plantas. 

Se deseja um espaço com um efeito mais alegre e vibrante, busque explorar cores vivas e fortes, como amarelo, laranja e vermelho. Mas, se o efeito desejado é trazer ao ambiente um ar mais clássico, as cores neutras, como o branco e o cinza, são as mais indicadas.

3. Escolha as plantas do seu jardim

Depois de escolher o espaço e montar a estrutura para seu jardim vertical, é a hora de selecionar quais plantas farão parte do lugar.

Primeiro, verifique as condições do local escolhido. Se ele receber bastante luz solar, dê preferência por plantas como Babosa ou Cactos. Mas se o espaço selecionado não receber muita iluminação natural ao longo do dia, opte por Orquídeas, Antúrio ou Lírio-da-paz.

É muito importante pesquisar bastante sobre as espécies antes de comprá-las para compor seu jardim. Cada uma possui suas próprias necessidades e exigem cuidados diferentes e conhecer essas especificidades fará com que todas as plantas sejam cuidadas da maneira adequada.

Depois de estudar as condições necessárias para as plantas que você deseja comprar, é a hora de selecionar as que mais te agradam. E não se prenda a somente um tipo. A variedade nas combinações vai garantir uma beleza de diferentes cores e espécies para seu jardim.

4. Faça a manutenção necessária

Depois de montar seu jardim vertical, é indispensável realizar manutenções periódicas para garantir a alta qualidade do espaço. 

As plantas necessitam de muito cuidado e atenção, cada uma com suas especificidades. Portanto, fique atento em atitudes simples mas essenciais para garantir que elas estejam sempre bem cuidadas, como:

  • regar as plantas, sempre tomando o cuidado de garantir a quantidade ideal para cada espécie;

  • fertilizar a terra com adubo para garantir os nutrientes necessários para a planta se desenvolver da melhor forma;

  • podar as folhas e galhos para ajudar no crescimento saudável.

Com todas essas dicas você já sabe os passos essenciais para montar seu próprio jardim. As opções são variadas e permitem que seja criado um espaço personalizado de acordo com as suas preferências.

Você pode selecionar as cores dos materiais, as espécies e os tamanho das plantas que farão parte do jardim vertical, permitindo trazer sua personalidade para a estrutura e garantindo que o espaço combine com o restante da decoração. E para deixar sua casa ainda mais sustentável, confira nosso artigo sobre os benefícios do sistema de aquecimento solar.