Modelagem 3D E BIM — Entenda Quais São As Diferenças

11 de março de 2022 Equipe Amanco Wavin

Modelagem 3D E BIM — Entenda Quais São As Diferenças

Você que trabalha no setor de engenharia, com certeza já ouviu falar em modelagem 3D e metodologia BIM, certo? 

Ambos são recursos bastante utilizados em diversos projetos da área. Mas, apesar de parecerem semelhantes e, muitas vezes, confundidos e definidos como a mesma coisa, eles possuem grandes diferenças. Neste artigo, você vai entender com mais detalhes como funciona cada uma dessas formas de modelagem e quais são as principais diferenças entre elas. Confira!

O que é modelagem 3D?

A modelagem 3D é uma tecnologia que contribui para a criação de projetos de engenharia e permite visualizar a obra por diversas perspectivas e em diferentes escalas. Com ela, é possível realizar tours virtuais por dentro da estrutura.

Porém, apesar da tridimensionalidade ser um fator extremamente positivo para os resultados do projeto, ainda era necessário um modelo que permitisse a inclusão de mais informações relacionadas à obra para garantir melhores resultados em todas as etapas que compõem a construção.

Para solucionar esse tipo de problema, surgiu a metodologia BIM.

O que é BIM?

A utilização da metodologia BIM (Building Information Modeling) se tornou obrigatória para todas as obras públicas e serviços de engenharia, em janeiro de 2021, por meio do decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020.

Ele é um modelo de tecnologia que, além de oferecer a visualização 3D de um projeto, permite o armazenamento de informações relevantes para o planejamento e gestão de todas as etapas e equipes envolvidas em uma obra.

Quais são as diferenças entre a modelagem 3D e BIM?

O modo de funcionamento do BIM possui algumas particularidades que a modelagem 3D não oferece, e são elas que garantem inúmeros benefícios para os resultados de um projeto de engenharia. Confira quais são eles:

Maior controle do projeto 

Por meio do BIM, é possível ter uma visualização detalhada e em tempo real de cada etapa da obra. Dessa forma, os gestores conseguem analisar se o andamento do projeto está, de fato, sendo feito de acordo com o planejado.

Colaboração profissional interdisciplinar

Ao contrário da modelagem 3D que oferece apenas a visualização tridimensional do projeto, o BIM permite que outras informações relevantes, como quantidade de insumos e custos, sejam incluídas e acessadas por todos os envolvidos no projeto (arquitetos, engenheiros, construtores, entre outros).

Essa funcionalidade contribui para uma colaboração extremamente positiva para a obra. Afinal, os profissionais que estão trabalhando no projeto poderão verificar informações que ajudarão nas tomadas de decisões de cada etapa da construção, garantindo agilidade e eficiência durante todo o processo.

Além disso, é por meio dessa interdisciplinaridade que será possível que os profissionais verifiquem se não há nenhuma incompatibilidade entre as diversas áreas e as etapas da obra.

Diminuição de erros

Diferente da modelagem 3D, o BIM é capaz de reunir diversos dados a respeito de cada área e etapa que faz parte da construção. Essas informações podem ser utilizadas para identificar, antecipadamente, possíveis imprevistos e já se preparar para as situações futuras do projeto.

Além disso, com o acesso dos profissionais às informações de todas as áreas, os erros e retrabalhos também são reduzidos.

Custos menores

O diferencial do BIM em relação à modelagem 3D é, justamente, o acesso às informações sobre a obra de forma completa. Isso é uma grande vantagem que reduz os custos finais de todo o projeto.

Isso porque, por meio de dados como: quantidade de insumos, dimensões dos materiais, mão-de-obra utilizada, fornecedores e preços, é possível definir quais são as melhores opções para evitar desperdícios e selecionar produtos de qualidade e com o melhor custo-benefício.

Realidade aumentada

Por último, temos como diferencial do BIM a realidade aumentada. Essa é uma funcionalidade bastante útil, que permite que o projeto seja visualizado no local em que ele será construído.

Isso pode ser feito até mesmo antes da finalização da obra. Ou seja, é extremamente eficiente para a elaboração e planejamento de uma obra de qualidade e para as apresentações do projeto para os clientes.

Esse recurso também ajuda a garantir melhores dimensões para a construção e garante que os resultados do projeto sejam de excelência.

Gostou do artigo? Então, agora que você já sabe qual a diferença entre modelagem 3D e BIM, veja também quais são os benefícios do sistema de aquecimento solar e planeje seus projetos de maneira completa, assertiva e eficiente.