Reforma Hidráulica: 7 Erros Que Não Podem Ser Cometidos

24 de agosto de 2023 Equipe Amanco Wavin

Reforma Hidráulica: 7 Erros Que Não Podem Ser Cometidos

A reforma hidráulica é uma etapa muito importante em qualquer projeto de renovação ou manutenção de um imóvel. Seus processos podem envolver desde o reparo até a substituição de sistemas de tubulação e dispositivos relacionados, que são fundamentais para o fornecimento de água potável e o escoamento de esgoto em todos os pontos existentes na edificação. 

Um trabalho como esse deve ser executado com muito cuidado e atenção, pois qualquer erro cometido pode ter consequências significativas e bastante caras, que vão desde pequenos vazamentos de água e infiltrações até danos à estrutura do imóvel e riscos à saúde e à segurança dos seus ocupantes.

Leia este artigo para conhecer os sete erros mais comuns em uma reforma hidráulica e saber como evitá-los:

  • não seguir o projeto;
  • utilizar tubulações de tamanho inadequado;
  • usar tubulações inadequadas para o objetivo;
  • descuidar dos tubos durante transportes e armazenamento;
  • usar apenas um registro de água para a casa inteira;
  • fechar a parede antes de realizar os devidos testes;
  • utilizar materiais de qualidade duvidosa.

1. Não seguir o projeto

O projeto hidráulico é um documento fundamental para o direcionamento de uma obra ou reforma. É nele que estarão estabelecidos todos os pontos de entrada e saída de água, o dimensionamento dos tubos, o nível de pressão correta e muito mais.

Por isso, é de suma importância que todos os profissionais envolvidos na reforma sigam à risca as orientações previstas no projeto e, em caso de dúvidas, perguntem ao engenheiro responsável. 

2. Utilizar tubulações de tamanho inadequado

É possível encontrar no mercado tubos com os mais diversos diâmetros e comprimentos — e é preciso seguir atentamente o projeto na hora de comprá-los e usá-los, para não se equivocar. 

3. Usar tubulações inadequadas para o objetivo

Cada tamanho de tubulação é melhor direcionado para um objetivo específico e utilizá-los incorretamente afeta tanto a pressão quanto o fluxo adequado de água. 

Enquanto encanamentos muito estreitos para seu fim resultam em baixa pressão e dificuldades no abastecimento de água, os muito grandes podem causar desperdício de água e perdas de pressão. 

Para garantir o desempenho hidráulico esperado de cada ponto da edificação é muito importante dimensionar as tubulações corretamente no projeto da reforma hidráulica e, é claro, segui-lo.

Os materiais base da tubulação também devem ser observados, pois determinados tipos são mais indicados para diferentes objetivos. Enquanto os canos de PVC são uma excelente opção para sistemas de água fria, por exemplo, sistemas de água quente demandam o CPVC, versão do policloreto vinílico que tem mais resistência a temperaturas elevadas.

4. Descuidar dos tubos durante transportes e armazenamento

Por mais resistente que seja o material dos tubos escolhidos para a reforma hidráulica, isso não significa que eles não demandam um certo cuidado para se manter íntegros até o momento de sua instalação.

Para garantir isso, os profissionais responsáveis devem deixá-los sempre muito bem posicionados e organizados para transportá-los e armazená-los. O ideal é que fiquem na horizontal, cuidadosamente empilhados e guardados em sacos ou caixas. 

Os tubos nunca devem ser deixados ao ar livre, correndo o risco de tomar sol direto ou mesmo chuva. Durante uma obra no quintal, por exemplo, eles devem ser mantidos em local sombreado e onde não corram o risco de sofrer avarias. 

5. Usar apenas um registro de água para a casa inteira

Usar apenas um registro para a casa não é uma solução inteligente, já que, dessa forma, um problema de vazamento de água em um banheiro demandaria o bloqueio de todos os outros pontos. 

O ideal, para evitar essa dor de cabeça, é utilizar um registro para cada cômodo com saída de água, ou seja, banheiros, lavabos, cozinhas, áreas de serviço e áreas externas. Dessa forma, em caso de manutenção em apenas um deles, não é necessário interromper o abastecimento da casa toda. 

6. Fechar a parede antes de realizar os devidos testes

Outro erro comum que deve ser evitado em formas hidráulicas é o de fechar a parede, tornando a tubulação inacessível, antes de fazer todos os testes necessários. Verificar o êxito da instalação é fundamental para entregar o projeto ao cliente, e caso isso não seja feito antes da parede ser selada, pode demandar quebradeira, retrabalho e morosidade na entrega.

7. Utilizar materiais de qualidade duvidosa

E deixamos para o final da lista um dos pontos mais importantes! Tubulação é coisa séria e seu mau funcionamento pode trazer consequências desastrosas, como infiltração na parede, que a médio e longo prazo pode causar danos à estrutura do imóvel e consequências para a saúde e a segurança dos moradores.

Para garantir o bom desempenho da sua reforma hidráulica, portanto, é fundamental não apenas realizar um ótimo trabalho mas, também, contar apenas com materiais certificados e de qualidade reconhecida no mercado.

A Amanco Wavin é marca de referência em soluções hidráulicas prediais e industriais, e está sempre preocupada em desenvolver produtos inovadores e de alta qualidade para entregar, também, a opção mais sustentável para o meio ambiente. 

Aproveite para ler o nosso artigo que lista 7 materiais hidráulicos de qualidade para sua obra e conheça os produtos que você deve priorizar para realizar trabalhos de qualidade para seus clientes.