Saiba Como Instalar Válvula de Retenção

12 de dezembro de 2023 Equipe Amanco Wavin

Saiba Como Instalar Válvula de Retenção

A válvula de retenção é uma peça fundamental em tubulações, porque sua função é a de impedir o fluxo reverso dos fluidos, garantindo assim um funcionamento eficiente. Projetadas para permitir que o caminho de fluidos corra apenas em uma direção específica, elas bloqueiam o fluxo contrário, evitando problemas como refluxo. 


Seu bom funcionamento, no entanto, depende da instalação correta, pois só assim é possível garantir o desempenho confiável da peça e prolongar a vida útil do sistema. Leia este artigo para entender:


  • o que é e como funciona uma válvula de retenção;

  • passo a passo para instalar uma válvula de retenção corretamente.


O que é e como funciona uma válvula de retenção


A válvula de retenção é um dispositivo utilizado em sistemas de tubulação para garantir que o fluxo de fluidos ocorra apenas em uma direção, impedindo o fluxo reverso que pode causar golpes e vazamentos de água ou outros fluidos . 


Essa peça é projetada para funcionar de forma automática, abrindo-se quando existe pressão de fluidos no sentido desejado e fechando quando aparece pressão no fluxo inverso. O objetivo é criar uma barreira física que impeça o retorno do fluido. 



Existem diferentes tipos de válvula de retenção, como horizontais e verticais, de portinhola e de disco, e elas também podem ser produzidas de materiais diversos, como aço inoxidável e PVC.


Como instalar uma válvula de retenção: passo a passo


Agora que você já entendeu para que serve uma válvula de retenção e sabe que seu bom funcionamento depende da instalação correta, confira o passo a passo de como realizar esse serviço:


Verifique o tipo de válvula de retenção necessária


O primeiro passo é entender qual é o tipo de válvula de retenção mais adequada à tubulação, levando em consideração fatores como o tipo de fluido, a pressão e o tamanho dos tubos. Para funcionar de forma eficiente, a peça deve ser compatível com esses fatores.


Quando a peça adequada for escolhida, lembre-se de que todo o processo de instalação e utilização da válvula devem seguir as orientações do fabricante.


Desligue a fonte de alimentação


Se a tubulação estiver sendo montada do zero, a fonte de alimentação ainda não está em funcionamento. Mas caso apenas a válvula esteja sendo adicionada, é importante se assegurar de que essa fonte esteja desligada para garantir a segurança durante o processo. 


Localize a posição de instalação da válvula


O próximo passo é identificar o local da tubulação em que a válvula de retenção deve ser instalada. Certifique-se de que existe espaço o suficiente para realizar essa instalação corretamente e que a peça seja colocada na orientação correta para permitir o fluxo unidirecional no sentido desejado.


Prepare a tubulação


Garanta a limpeza dos tubos que serão conectados à válvula, removendo quaisquer detritos ou obstruções que possam interferir na instalação correta da peça. Certifique-se de que toda a tubulação esteja limpa e livre de resíduos.


Prepare a válvula de retenção


Verifique a válvula de retenção para garantir que ela esteja limpa e em perfeitas condições de funcionamento. Repare, especialmente, se existem vazamentos ou danos visíveis e confirme se todas as conexões e partes móveis da peça estão adequadamente lubrificadas.


Posicione a válvula na tubulação


O próximo passo é posicionar efetivamente a válvula na tubulação, alinhando corretamente as conexões. Certifique-se de que a indicação de fluxo esteja apontando na direção desejada e ajuste a peça de forma que ela esteja perfeitamente alinhada à tubulação.


Conecte a válvula à tubulação


Utilize as conexões apropriadas (como rosca ou solda) para conectar a válvula de retenção à tubulação e aperte-as com força, garantindo um ajuste seguro para evitar problemas e vazamentos.


Teste o resultado da instalação

Após a conexão, é o momento de abrir a fonte de alimentação do sistema de tubulação para testar a válvula de retenção. Verifique se o fluido está seguindo no fluxo correto, sem retorno e sem problemas de vazamentos nas conexões da válvula.


Se houver algum problema, desligue novamente a fonte de alimentação e faça os ajustes necessários para entregar a tubulação em perfeito funcionamento.


Agora que você já entendeu o que é, para que serve uma válvula de retenção e como instalá-la da maneira correta, leia também o nosso artigo sobre materiais hidráulicos de qualidade para sua obra e garanta sempre o melhor resultado para os seus clientes!