Softwares para Construção Civil: Conte com a Tecnologia Ao Seu Favor

30 de janeiro de 2023 Equipe Amanco Wavin

Softwares para Construção Civil: Conte com a Tecnologia Ao Seu Favor

O grande avanço da tecnologia que a sociedade vem experimentando nos últimos anos trouxe mudanças para o dia a dia dos profissionais em âmbitos completamente diferentes, incluindo o da construção civil. 

Uma grande demonstração disso é a metodologia BIM (Building Information Modeling), que em português quer dizer Modelagem da Informação da Construção. Ela demanda a utilização de diferentes ferramentas tecnológicas para que todas as características de uma construção sejam apresentadas no projeto.

O objetivo do BIM é que se possa ter uma visão completa das necessidades e do impacto gerado por uma obra — para que, a partir disso, as decisões sejam tomadas com base na maior quantidade de informações possíveis.

Dentre essas ferramentas tecnológicas estão os softwares para construção civil, grandes aliados do trabalho de profissionais da engenharia e da arquitetura. Leia este artigo para conhecer seis deles!

1. AutoCAD

Muito famoso, o AutoCAD é um programa utilizado por milhares de arquitetos e engenheiros nas mais diversas partes do mundo. Seu objetivo é facilitar a elaboração dos projetos técnicos, que vão desde a planta baixa de um imóvel até a esquematização da elétrica e da hidráulica. 

Ele permite criar desenhos em 2D e 3D de alta complexidade e extremamente realistas. Entre suas principais vantagens está a compatibilidade com diversos outros softwares de construção civil, o que facilita a integração dos projetos. 

2. SketchUp

O SketchUp é outro software muito conhecido para desenho que possibilita tanto a criação de ambientes quanto de objetos em 3D. 

Seus principais diferenciais são a facilidade para usar (já que a interface é bastante intuitiva) e os diferentes módulos de visualização, que permitem ao profissional explorar o projeto pelos mais diversos ângulos e encantar o cliente durante a apresentação.

O nível de detalhes que pode ser contemplado por um projeto no SketchUp é altíssimo e, por isso, esse software é um grande favorito entre os engenheiros e arquitetos que querem entregar projetos minuciosos e realistas. 

3. Revit

O Revit é um software que está totalmente alinhado à tecnologia BIM. Nele, é possível tanto elaborar um projeto em 3D quanto gerar documentações consistentes para guiar a obra (baseadas em dados reais), como a quantidade de material necessária, custos e muito mais.

Uma de suas grandes vantagens é a otimização dos processos, já que cada alteração realizada no projeto é automaticamente refletida em todas as suas documentações — o que reduz o tempo gasto com as alterações e, também, as chances de erros no registro de informações.

4. Qibuilder

O Qibuilder é outro software alinhado à metodologia BIM, que possibilita o desenvolvimento dos mais diversos tipos de projetos de engenharia. O seu grande diferencial é que ele já realiza o dimensionamento de acordo com as normas da ABNT, facilitando a vida dos profissionais e minimizando as chances de erro. 

5. MS Project

Nem só de softwares para a elaboração gráfica vive o profissional da engenharia civil! Os programas para facilitar o gerenciamento de projetos também são indispensáveis no dia a dia, e um dos mais utilizados é o MS Project.

Voltado para os mais diversos tipos de projetos (não apenas no ramo da construção), O Microsoft Project é uma das ferramentas de gerenciamento mais utilizadas no mundo e uma grande aliada, também, dos engenheiros. 

Por meio dela é possível estipular prazos e custos, além de gerenciar os recursos, o que ajuda tanto a entender se a obra está andando dentro do esperado quanto a tomar decisões mais coerentes, baseadas em informações reais (e não apenas em estipulações). 

A interface conta com planilhas, gráficos, relatórios e muitas outras ferramentas que facilitam a visualização e o compartilhamento de informações.

6. Sienge

O Sienge, por sua vez, é um software brasileiro de gerenciamento voltado especificamente para a construção civil. Com ele, é possível mapear todas as camadas envolvidas em um projeto, que vão desde a fase de proposta para o cliente, passando pela elaboração do orçamento e pelas cotações de compra de materiais, indo até o acompanhamento da obra e estratégias de marketing.

Além de facilitar a integração de todas as etapas de uma construção, o programa é totalmente online — o que significa que você não precisa ter um arquivo instalado em um computador específico para utilizá-lo. Basta estar conectado à rede em qualquer equipamento. Atualmente existe, ainda, sua versão em aplicativo para tablets e smartphones. 

Outro ponto extremamente importante é que suas versões mais recentes já possuem integração com a metodologia BIM. 

Se você se interessou por esse conteúdo, aproveite para ler também o nosso artigo que apresenta cinco negócios lucrativos na construção civil e entenda mais sobre as áreas mais promissoras do momento para esse ramo de atuação!