Tendências em Materiais de Construção: Como Escolher os Melhores Para Seu Negócio
12 de setembro de 2023 Equipe Amanco Wavin
A indústria da construção civil, assim como todos os demais setores do mercado, está passando por diversas transformações nos últimos anos devido aos avanços tecnológicos e ao aumento da preocupação com questões ambientais.
À medida em que a urbanização se acelera cada vez mais, aumenta a busca por materiais que atendam bem às demandas por projetos modernos, duráveis e eficientes e, ao mesmo tempo, minimizem o impacto negativo causado ao meio ambiente.
Leia este artigo para conhecer as principais tendências em materiais de construção para o momento:
- materiais inteligentes e adaptativos;
- materiais sustentáveis;
- tecnologias inovadoras;
- eficiência energética.
Materiais inteligentes e adaptativos
A tendência de materiais de construção inteligentes e adaptativos representam uma grande inovação no setor. Tratam-se de peças que têm a capacidade de responder a estímulos externos ou internos, ajustando suas propriedades físicas, mecânicas ou térmicas de acordo com as condições ambientais ou requisitos específicos.
Embora essa categoria de materiais ainda esteja na vanguarda da pesquisa e do desenvolvimento, ela já é considerada uma das tendências mais promissoras da indústria da construção civil.
Os materiais são projetados para serem altamente sensíveis a variações de temperatura, umidade, luz e carga, por exemplo, se modificando para aumentar o desempenho e o conforto dos edifícios. Entenda duas opções:
Materiais térmicos adaptativos
Têm a capacidade de alterar suas propriedades de isolamento térmico em resposta a variações de temperatura, se tornando mais isolantes quando está frio e mais condutores quando está quente. O objetivo é promover uma temperatura interna mais confortável nos ambientes, reduzindo a necessidade excessiva de sistemas de aquecimento ou resfriamento.
Materiais fotocromáticos
Esse tipo de material muda de cor em resposta à variação de luz solar. Vidros de janela, por exemplo, podem se beneficiar dele para controlar a entrada de luminosidade nos ambientes, minimizando o desconforto em períodos de muito sol.
Materiais de construção sustentáveis são aqueles que são selecionados, projetados, produzidos, utilizados e descartados de maneira a minimizar seu impacto ambiental ao longo de todo o ciclo de vida de uma edificação. Os principais aspectos a serem considerados são:
Matéria-prima
Idealmente, os materiais sustentáveis são produzidos a partir de fontes renováveis ou recicladas para minimizar o esgotamento de recursos naturais não renováveis.
- Leia também: ESG na Construção Civil: conheça os benefícios
Produção e processamento
Materiais de construção sustentáveis são fabricados com processos de baixo consumo energético e baixa emissão de poluentes.
Eficiência energética
Materiais como os citados no tópico acima, inteligentes e adaptativos, também são considerados sustentáveis por contribuir diretamente com a eficiência energética das edificações.
Durabilidade
A gestão de resíduos na construção civil é outro ponto fundamental da busca por maior sustentabilidade. Os materiais mais duráveis são aqueles que, por serem resistentes à degradação, reduzem a necessidade de substituição frequente e, consequentemente, o lixo gerado.
Tecnologias inovadoras
Os materiais de construção baseados em tecnologias inovadoras são aqueles que incorporam os diversos avanços científicos recentes para oferecer propriedades aprimoradas, desempenho superior e funcionalidades específicas.
Muitos deles ainda estão em fase de desenvolvimento, mas têm alto potencial de revolucionar a maneira como os edifícios são projetados, construídos e operados.
Um exemplo são os materiais biocompatíveis, que são inspirados na natureza e projetados para serem o mais sustentáveis e confortáveis possível.
Entram nessa categoria também os materiais produzidos à base de impressão 3D, tecnologia que está revolucionando a fabricação de componentes arquitetônicos estruturais, permitindo designs complexos e personalizados.
Eficiência energética
Embora já tenham sido citados nos tópicos acima, os materiais de construção com maior eficiência energética merecem um ponto só para eles porque também são uma grande tendência para o setor.
Seu objetivo é minimizar o consumo de energia em edificações, contribuindo para a redução dos custos operacionais, a diminuição da emissão de gases do efeito estufa e o aumento do conforto de seus ocupantes.
Os principais deles são:
- materiais de isolamento térmico;
- vidros de alto desempenho, que também ajudam no isolamento térmico;
- materiais de cobertura reflexiva;
- iluminação de LED.
Se você se interessou por esse artigo e quer escolher materiais de construção cada vez mais inteligentes e sustentáveis para o seu negócio, saiba que o primeiro passo é definir seus objetivos e prioridades para orientar suas escolhas. A partir disso, mantenha-se sempre atualizado em relação às novidades do mercado e às marcas de referência nesses aspectos.
Falando em atualização, não deixe de ler o nosso artigo sobre materiais hidráulicos de qualidade para sua obra.