Tipos de Registro Hidráulico: Entenda As Características
10 de novembro de 2023 Equipe Amanco Wavin
Os sistemas hidráulicos são formados por diversas partes e peças, cada uma com o seu papel no gerenciamento do fluxo de fluidos, e o assunto deste artigo são os registros.
Desde os primórdios da civilização, a humanidade buscou maneiras de regular e direcionar a água de forma adequada para atender às mais diferentes necessidades, como a irrigação agrícola, o abastecimento de água potável e até mesmo o controle de enchentes. Com o avanço da engenharia e das pesquisas em tecnologia, uma ampla variedade de formas de fazer isso foi desenvolvida para atender a demandas específicas de diversas aplicações e sistemas.
Leia este artigo para entender:
- o que é um registro hidráulico: breve definição;
- principais tipos de registro hidráulico e suas aplicações;
- como escolher um registro hidráulico.
O que é um registro hidráulico: breve definição
Um registro hidráulico é um dispositivo mecânico desenvolvido para controlar o fluxo de fluidos em sistemas hidráulicos. Sua principal função é permitir que a vazão seja regulada, interrompida, redirecionada ou controlada de alguma forma específica, e eles são utilizados em diversas aplicações que vão desde sistemas de abastecimento de água potável até sistemas de irrigação agrícolas e industriais.
Os registros hidráulicos são projetados para suportar as condições operacionais específicas dos diferentes tipos de sistemas hidráulicos, especialmente em termos de pressão e, por isso, variam de tamanho, forma e complexidade.
Conheça os principais tipos de registro hidráulico e suas aplicações
Registro de gaveta
Registro de pressão
Também conhecido como válvula de segurança ou válvula de redução de pressão, esse registro é projetado para manter a pressão de um sistema hidráulico dentro dos limites pré-determinados, evitando que exceda níveis indesejados ou até mesmo perigosos.
Esse dispositivo é fundamental em muitas aplicações domésticas, comerciais e especialmente industriais, onde a pressão excessiva pode resultar em danos graves que podem ir desde problemas em equipamentos até grandes vazamentos e explosões.
Nesse tipo de registro hidráulico, quando a pressão no sistema se aproxima do valor máximo configurado, a mola é comprimida e o disco de vedação é levantado, permitindo que o fluido escape através da válvula, aliviando temporariamente a pressão excedente.
Sua principal vantagem é a proteção do sistema e a prevenção de situações perigosas, e as desvantagens são que a precisão da válvula pode ser afetada por variações de temperatura e diferentes características dos fluidos.
Registro de esfera
O registro de esfera é utilizado para controlar o fluxo de fluidos em sistemas industriais, comerciais e domésticos. Esse tipo de válvula é reconhecido por sua simplicidade de projeção, operação e manutenção, o que faz com que ele seja amplamente empregado desde sistemas de abastecimento de água até processos industriais complexos.
Seu funcionamento é o seguinte: quando a esfera é girada, o orifício e a passagem de fluxo são alinhadas, o que permite a passagem do fluido pela válvula.
As principais vantagens desse tipo de registro hidráulico são:
- operação fácil e rápida;
- baixa resistência ao fluxo, quando totalmente aberto;
- versatilidade para diferentes tipos de fluido;
- disponível em tamanhos variados.
Já suas desvantagens são o fato de não oferecer ajustes precisos de vazão e, quando muito grande, demanda muita força para ser movimentado.
Como escolher um registro hidráulico
- Categorias:
- Instalador Hidráulico / Encanador