Tipos de Tubulações de Gás: Conheça as principais opções

4 de janeiro de 2024 Equipe Amanco Wavin

Tipos de Tubulações de Gás: Conheça as principais opções

As tubulações de gás são fundamentais no funcionamento de uma edificação. No caso do uso residencial, existem dois tipos, e elas são usadas não apenas para alimentar o fogão, mas também outros aparelhos que dependem de gás para funcionar, como chuveiros e aquecedores.


Para garantir que esse funcionamento seja adequado e seguro para todos os ocupantes, é preciso entender bem as características dos dois tipos de gás e as principais diferenças entre eles, bem como os tipos de tubulações de gás.


Leia o artigo e entenda!


Quais são os dois tipos de gás utilizados no brasil?

Existem dois tipos de gás, o GLP e o GN. Cada um tem uma característica específica. Confira quais são elas e entenda as diferenças.


GLP — Gás liquefeito de petróleo

O GLP, ou gás de cozinha, como é popularmente conhecido, é o gás de botijão, encontrado em grande parte das residências no Brasil. Ele é o tipo mais comum e suas principais características são:

  • é obtido durante o processamento do petróleo;

  • tem uma chama menos estável, comparada à chama do gás natural;

  • é prático, por ser de fácil transporte e armazenamento;

  • não precisa de um sistema de distribuição;

  • por ser bastante comum no país, a maior parte de equipamentos, como o fogão, são fabricados para receber esse tipo de gás.

Um ponto bastante importante em relação a esse tema é a segurança. É preciso tomar um grande cuidado com esse fator indispensável quando falamos não somente do GLP, mas de ambos os tipos de gás existentes.

Portanto, é importante ficar atento à manutenção da mangueira do GLP. É recomendado que ela seja trocada a cada cinco anos para evitar vazamentos, que podem ser causados devido aos gastos do material ao longo do tempo. 

GN — Gás natural

Ainda falando sobre os tipos de gás, temos a segunda opção: o GN. Esse é o popular gás encanado. 

O nome se tornou popular devido à estrutura que permite o uso do gás, composta por encanamentos que o produto exige para seu funcionamento. Ela serve para o transporte do gás e garantir a sua distribuição para a residência.

Algumas das principais características do GN são:

  • a chama fornecida por esse gás é muito mais estável e tem pressão mais constante, comparada ao GLP. Isso é motivado, justamente, pela forma da distribuição que é feita por uma estrutura de tubulações;

  • sua instalação é mais complexa que a do GLP, porém, em contrapartida, seu uso é bem mais prático. Afinal, não é preciso realizar trocas para reabastecimento, como no caso dos botijões de gás;

  • o consumo do GN é cobrado mensalmente por meio de uma conta, assim como os gastos de energia elétrica e água, por exemplo.

Pontos de atenção durante a escolha entre os tipos de gás

Quando falamos entre os diferentes tipos de gás, além de conhecer as características e diferenças entre eles, é importante ficar atento a alguns detalhes na hora de definir qual das duas opções será usada na residência.

Isso porque sempre que você for comprar um equipamento que funcione a gás, será necessário saber qual é o gás utilizado na casa antes de adquirir o produto. 

Caso aconteça de você comprar um equipamento desse tipo e descobrir que ele não está de acordo com o gás que você usa na residência, existem duas possibilidades:

  1. fazer a troca do equipamento por um que aceite o gás utilizado na residência;

  2. fazer a conversão do sistema de gás da sua casa;

No caso da conversão, é importante destacar que é possível converter o sistema GLP para GN ou vice-versa. Mas lembre-se de que esse serviço deve ser realizado apenas por empresas especializadas. 

Isso é importante para garantir que os equipamentos não sejam danificados e, principalmente, manter a segurança dos moradores durante o processo de conversão.

Conheça os principais tipos de tubulações de gás

No mercado, existem diversos tipos de tubulações de gás, cada uma projetada para atender a requisitos específicos de aplicação, segurança e eficiência. Confira os principais:

Tubulações de aço

As tubulações de gás de aço são amplamente utilizadas na distribuição de gás natural em grandes volumes.

Suas principais vantagens são durabilidade, resistência a altas pressões e versatilidade, já que podem ser encontradas em diversos tamanhos.

Tubulações de polietileno

As tubulações de gás de polietileno são muito comuns em instalações residenciais e industriais, para condução de gás natural e propano. 

Suas principais vantagens são o fato de serem leves, flexíveis, de fácil instalação e resistentes à corrosão.

Tubulações de cobre


As tubulações de cobre também são muito utilizadas em sistemas de gás para aplicações residenciais e comerciais.

Entre suas vantagens estão a boa condutividade térmica, a resistência à corrosão e a durabilidade.

Tubulações multicamadas

As tubulações multicamadas têm aparecido cada vez mais em instalações residenciais e comerciais. São bastante inovadoras e eficazes por combinarem as vantagens de diferentes materiais, além de serem leves, flexíveis e resistentes.

Aproveite para conhecer os tipos de tubulações de gás multicamadas da Amanco Wavin acessando a página de sistemas de gás em nosso site.