Como Construir Uma Piscina Sem Riscos

27 de abril de 2023 Equipe Amanco Wavin

Como Construir Uma Piscina Sem Riscos

Uma casa com piscina é o sonho de muita gente, mas é preciso tomar bastante cuidado com esse tipo de projeto para que ele não se torne um pesadelo. Vazamentos, rachaduras e até mesmo choques elétricos são alguns dos problemas que podem acontecer caso ela não seja bem planejada.

Leia este artigo para conferir dicas de como construir uma piscina sem riscos e entregar resultados de valor para seus clientes. 

Quais são os problemas mais comuns em piscinas?

Antes de apresentar as dicas, vamos falar rapidamente sobre os problemas mais comuns em piscinas e que se tornam grandes dores de cabeça para o proprietário. 

Vazamentos

O primeiro deles são os vazamentos, que podem acontecer devido ao desgaste dos materiais, a possíveis rachaduras e à impermeabilização inadequada.

Um vazamento na piscina pode trazer muitas consequências, como danos à propriedade e ao solo, gasto excessivo de água e intoxicação do solo por produtos químicos usados no tratamento da piscina, bem como danos estruturais à própria piscina. Corrigir um problema com vazamento, em geral, é um processo oneroso e demorado — portanto, o melhor a se fazer é evitá-lo ao máximo, tomando todas as precauções na construção.

Filtragem

Outro contratempo muito comum está relacionado ao sistema de filtragem da água na piscina, que é essencial para mantê-la limpa. Entupimentos, defeitos na bomba e até mesmo vazamentos internos devido a conexões danificadas são algumas das causas. 

Problemas estruturais

Por fim, é preciso falar também dos problemas estruturais, que podem ocorrer devido ao mau planejamento do local de instalação, à utilização de materiais de má qualidade e também a falhas na construção. 

5 dicas essenciais de como construir uma piscina sem riscos

Confira os principais pontos que você deve levar em consideração para obter o sucesso na construção de uma piscina:

1. Faça um planejamento cuidadoso

O primeiro passo para construir uma piscina sem riscos é dedicar muita atenção ao planejamento. O terreno deve ser estudado para que se saiba qual é o melhor local de construção, e é preciso ter certeza de que o solo tem condições de receber esse tipo de projeto. Nem toda propriedade pode sofrer uma grande escavação, pois pode ser que o terreno ceda e cause uma grande tragédia. 

Havendo essa viabilidade, é preciso definir então qual será o tamanho da piscina, seu formato, profundidade e material principal (azulejo, concreto, vinil, entre outros). Todas essas decisões são essenciais no começo do projeto porque elas estão totalmente interligadas com a planilha de orçamento e o resultado final. 

Precisar rever essas escolhas de uma hora para outra, no meio do andamento da construção, pode ser um grande risco, e por isso é essencial que tudo seja definido no início do projeto.

2. Assegure a obtenção de todas as licenças necessárias

É possível que o proprietário do imóvel não saiba, mas construções que alterem a área externa dos imóveis precisam ser registradas na prefeitura. Além disso, pode ser necessário entrar em contato com a associação de moradores da região para saber se as piscinas são permitidas. Vale ressaltar ao cliente, ainda, que propriedades com piscina, em geral, sofrem um aumento no imposto. 

Essas questões burocráticas não cabem necessariamente à equipe responsável pela construção, mas é interessante se assegurar de que o cliente está ciente de todas elas para que o projeto não seja embargado e você acabe tendo problemas para receber por ele. 

3. Atente-se ao nivelamento

O nivelamento da área da piscina é um cuidado fundamental para o sucesso do projeto, especialmente no caso de pisos inclinados É preciso levar em consideração também que mesmo que a piscina seja inteira da mesma profundidade, deve haver uma queda sutil no piso direcionada para o ralo, para facilitar o escoamento da água quando for necessário. 

4. Tome bastante cuidado com a tubulação

A tubulação (ou, o encanamento) de uma piscina devem ser muito bem planejados e orquestrados para evitar infiltrações e vazamentos. Por isso, o ideal é contar com um instalador especializado nesse tipo de projeto, que tem necessidades bastante específicas e diferentes das outras partes da casa, como de um projeto hidráulico de um banheiro.

5. Utilize apenas materiais de qualidade

Por último mas, definitivamente, não menos importante, quem busca economizar no projeto de uma piscina pode pensar em diminuir seu tamanho ou profundidade, mas nunca em baixar a qualidade dos materiais.

Já deu para entender, no segundo tópico deste artigo, que os contratempos que podem aparecer em uma piscina geram, além de dor de cabeça, muitos gastos. Por isso, trabalhar com estruturas frágeis e tubulações de má qualidade configuram uma economia inicial que certamente sairá bem cara a médio e longo prazo.

A Amanco Wavin é uma empresa de referência em tubos e conexões que está sempre preocupada em utilizar as tecnologias mais inovadoras do mercado para aprimorar suas soluções e oferecer o melhor quando se trata de eficiência operacional e redução nas perdas de água. 

Para conhecer os nossos produtos que podem se aplicar à construção de uma piscina, acesse a página de soluções prediais em nosso site.