Conheça os Principais Sistemas de Drenagem de Água

9 de agosto de 2023 Equipe Amanco Wavin

Conheça os Principais Sistemas de Drenagem de Água

A drenagem de água desempenha um papel vital no processo de urbanização, no que tange à gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos. Afinal, a capacidade de controlar o fluxo de água é fundamental para prevenir alagamentos e enchentes, evitar danos à infraestrutura e, até mesmo, garantir o fornecimento adequado de água potável para a população.

Com o objetivo de resolver essa questão, ao longo dos anos uma grande variedade de sistemas de drenagem de água foi desenvolvida e aprimorada. Quer entender mais sobre o assunto?

Leia este artigo para:

  • saber o que é um sistema de drenagem;
  • entender a importância dos sistemas de drenagem;
  • conhecer os principais sistemas de drenagem utilizados.

O que é um sistema de drenagem

Sistema de drenagem é o nome que se dá ao conjunto de estruturas, técnicas e dispositivos projetados para transportar e gerenciar o escoamento da água, seja ela proveniente de chuvas, do subterrâneo ou de quaisquer outros fluxos hídricos. De maneira geral, seus principais componentes são:

  • coletor, que captura a água da chuva ou do fluxo hídrico específico;
  • condutor, que transporta a água coletada;
  • dispositivo de controle, que regula o fluxo de água no sistema;
  • reservatório, que armazena temporariamente a água caso seja necessário;
  • infraestrutura de descarga, que libera a água de forma controlada.
O objetivo principal desse tipo de sistema é controlar o excesso de água e direcioná-la de forma segura para evitar inundações, proteger a infraestrutura urbana e até mesmo promover a sustentabilidade do ambiente.

Qual é a importância dos sistemas de drenagem

Os sistemas de drenagem são fundamentais tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais.

Como consequência da urbanização, o solo natural (como o de terra) está cada vez mais ausente dos cenários das cidades. Ao ser substituído por estradas, calçadas e edifícios, que são impermeáveis, a água da chuva deixa de ser naturalmente absorvida. Isso torna necessária a existência de toda uma infraestrutura, planejada para capturar e transportar essa água.

Nas áreas rurais, de maneira geral, os sistemas de drenagem costumam ser utilizados para melhorar a produtividade agrícola, controlar o nível de água sobre o solo e proteger as terras contra a erosão. 

Conheça os principais sistemas de drenagem utilizados

Existem vários tipos de sistemas de drenagem de água utilizados, dependendo do contexto e da situação. Confira alguns dos principais:

Sistema de drenagem superficial

Conhecido também como sistema de drenagem pluvial, esse tipo é projetado para coletar e transportar a água da chuva que cai na superfície do solo. Seus principais componentes incluem sarjetas, valas, canais e tubulações de drenagem. Esse sistema é amplamente utilizado em áreas urbanas para evitar inundações e prevenir danos à infraestrutura. Leia também: Aproveitamento de água da chuva: confira 5 benefícios

Conhecido também como sistema de drenagem pluvial, esse tipo é projetado para coletar e transportar a água da chuva que cai na superfície do solo. Seus principais componentes incluem sarjetas, valas, canais e tubulações de drenagem. 

Esse sistema é amplamente utilizado em áreas urbanas para evitar inundações e prevenir danos à infraestrutura.

Sistema de drenagem profunda/subterrânea

Esse tipo de sistema é projetado para coletar e remover a água do solo e do subsolo, especialmente em áreas onde a drenagem superficial não é suficiente. 

Inclui técnicas como drenos subterrâneos, tubos perfurados, poços de absorção e galerias e é mais comumente usado em áreas rurais, campos esportivos, estradas e regiões com excesso de umidade no solo.

Sistema de drenagem por gravidade

Nesse caso, a água é direcionada para escoar naturalmente de áreas elevadas para áreas mais baixas. Esse sistema é baseado, como seu nome diz, na força da gravidade, para garantir que a água flua devido à diferença de elevação. 

Requer um planejamento cuidadoso para funcionar adequadamente e evitar culminar em áreas sensíveis ou mais suscetíveis a inundações.

Sistema de drenagem de áreas costeiras

Esse sistema é projetado especificamente para lidar com a drenagem em áreas costeiras, onde há influência de marés e inundações. Pode incluir a construção de diques, barragens, comportas e canais para controlar o fluxo de água entre o mar e a terra.

Sistema de drenagem sustentável de águas pluviais

Essa abordagem visa integrar técnicas de drenagem com práticas sustentáveis para minimizar o escoamento superficial e promover a reutilização da água da chuva. Inclui recursos como telhados verdes, pavimentos permeáveis, bacias de retenção e cisternas para o armazenamento de água pluvial para reaproveitamento.

Seus principais objetivos são evitar danos causados ao meio ambiente e às infraestruturas por conta da urbanização acelerada, bem como promover o melhor aproveitamento dos recursos hídricos.

Agora que você já leu o nosso artigo sobre sistemas de drenagem de água, aproveite para entender mais sobre essa questão da gestão dos recursos hídricos, leia também o nosso artigo sobre aproveitamento de água da chuva.