Controle De Vendas — Como Acompanhar As Vendas Da Loja
5 de julho de 2022 Equipe Amanco Wavin
Se você tem uma loja de materiais de construção e quer que ela seja o mais organizada e o mais rentável possível, precisa de um processo de controle de vendas. Neste artigo, você vai entender a importância desse monitoramento e saber como acompanhar as vendas do seu negócio. Boa leitura!
O que é e qual a importância do controle de vendas em uma loja
O controle de vendas é uma forma de acompanhar e fiscalizar todas as vendas realizadas na sua loja. Ele é essencial porque não apenas o lucro, mas toda a organização e a estruturação de um comércio, depende de informações sobre suas vendas.
Sem um controle atento, como saber quais são os produtos que esgotam rápido e aqueles que encalham nas prateleiras? Como saber quais são as marcas preferidas do seu cliente e quais não estão saindo muito bem? Toda a organização do estoque depende disso, assim como a definição das estratégias de crescimento da empresa.
Um processo de controle de vendas bem executado contribuiu diretamente com a gestão financeira do negócio e facilita o fluxo de caixa. Além disso, por meio desse monitoramento é possível avaliar melhor o desempenho da sua equipe de vendedores e do processo de vendas, para entender onde existem falhas que precisam ser melhor trabalhadas.
Como fazer o controle de vendas na sua loja de material de construção
Agora que você já entendeu a importância desse processo, confira dicas de como fazer esse controle na sua loja.
1. Documente todas as vendas
O primeiro passo para realizar um processo de controle de vendas é documentá-las. Registre, sobre cada venda, todas as informações relevantes: produtos adquiridos, valor, forma de pagamento utilizada e dados do cliente.
Conte com ferramentas automatizadas que tornem esse processo mais fácil e evite o analógico. Anotar as vendas em um caderninho, por exemplo, oferece grandes riscos de perda de informação.
Você pode usar desde planilhas simples no Excel até softwares pagos especificamente com esse fim. Encontre a opção que faça mais sentido para o momento atual da sua empresa e concentre nela todas essas informações.
2. Mapeie a jornada do cliente
A experiência de um cliente na sua loja vai muito além da simples compra do produto. Existe um caminho antes e um caminho depois disso, e para que o seu controle de vendas seja eficiente, você precisa mapear essa jornada da forma mais completa possível.
Conheça o perfil dos seus clientes, saiba de onde ele vem, como ele costuma chegar à sua loja e o que o faz tomar a decisão de fechar ou não fechar uma compra. É a partir do mapeamento da sua jornada que será possível o estabelecimento de estratégias mais eficazes para vender melhor.
3. Defina metas claras e objetivas
Para além de monitorar as vendas, é preciso saber aonde se quer chegar com elas. Quando você entende o seu mercado, o seu produto e as capacidades da sua loja é possível criar metas objetivas e alcançáveis, e é a partir delas que você deve observar suas vendas: pensando, sempre, no que deve ser melhorado nelas para que a meta seja alcançada.
4. Analise suas vendas por meio de indicadores de desempenho
Para que o controle de vendas da sua loja seja realmente eficiente, faça questão de contemplar nele os seguintes indicadores:
Custo de Aquisição de cliente (CAQ)
Como falamos mais acima, a jornada de um cliente começa muito antes dele efetivamente consumar uma compra em sua loja. Você está pagando por essa jornada e é possível entender o quanto analisando o custo de aquisição de cliente em sua loja.
Quais são os investimentos que estão sendo realizados em marketing, por exemplo, para atraí-lo? É importante fazer esse cálculo para ter noção se as vendas estão superando o custo de aquisição e, também, entender se as estratégias utilizadas estão fazendo efeito.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é o indicador mais importante do seu controle de vendas. Esse resultado é a porcentagem das vendas concluídas dentre todas as oportunidades geradas, e entender melhor sobre a eficiência da sua equipe e das estratégias utilizadas.
Ticket médio
O ticket médio é o valor gasto por cada cliente em determinado período de tempo, e esse indicador também te ajuda a entender melhor o perfil dos seus consumidores. Além disso, a partir dessa métrica você pode delinear estratégias específicas para aumentar esse valor e lucrar mais com suas vendas.
E se você está interessado nesse assunto e quer aumentar as vendas na sua loja de material de construção, conheça 4 tendências para a indústria da construção civil. Acompanhar as tendências é essencial para saber quais são os produtos que os clientes mais estão buscando e alimentar o seu estoque com eles!
- Categorias:
- Vendedor
- Balconista