Dicas de Como Pintar PVC
16 de agosto de 2023 Equipe Amanco Wavin
O Policloreto de Vinila (PVC) é um material extremamente versátil e, por isso, amplamente utilizado na construção civil e na arquitetura, seja para o desenvolvimento de produtos estruturais como pisos e tubulações, mas também para a criação de peças de mobília e decoração.
Para esse segundo caso, principalmente, é muito comum que se esbarre na limitação das cores neutras com as quais é possível encontrar o material em lojas de construção e, por isso, a possibilidade de pintar PVC surge como uma ideia para transformar essas peças.
Para que o resultado seja satisfatório, no entanto, é importante seguir determinadas técnicas, que vão desde a preparação adequada da superfície até a escolha dos materiais corretos.
Leia o artigo para conferir:
- as características do PVC;
- passo a passo de como pintar PVC.
Conheça as características do PVC
O policloreto vinílico é um material sintético produzido a partir de um processo de polimerização do cloreto de vinila. Muito versátil, ele é conhecido por sua alta durabilidade, resistência química e baixo custo de produção, o que o torna uma escolha popular e certeira para as mais diversas aplicações da construção civil e da arquitetura.
Muito comumente usado em sistemas hidráulicos, afinal, são diversas as vantagens do tubo de PVC, o material também dá origem a revestimentos para pisos e paredes, serve para a produção de janelas, portas, embalagens, móveis e até mesmo objetos de decoração.
- Leia também: Como instalar calha de PVC
Passo a passo de como pintar PVC
Confira a lista de passos indicados para pintar PVC de forma eficiente:
1. Reúna os materiais necessários
Antes de começar o trabalho de pintar pvc, é importante organizar todos os materiais que serão necessários, para não ficar na mão de repente. Você vai precisar de:
- lixas;
- tinta da cor desejada;
- fita-crepe;
- lona.
Além, é claro, das peças em PVC que serão pintadas.
2. Escolha da tinta
Se você quer usar PVC na decoração e, para isso, precisa pintar esse material, é importante saber que nem toda tinta serve para esse fim. Existem os mais diversos tipos disponíveis no mercado, e cada uma delas é mais indicada para um propósito específico.
Para esse caso, as indicadas são as tintas à base de solvente acrílico ou epóxi, que propiciam boa adesão e durabilidade com esse tipo de material.
3. Faça a preparação adequada
Antes de começar a pintura, é importante se certificar de que a superfície das peças de PVC estejam limpas e livres de poeira ou quaisquer outros resíduos que possam interferir na aderência da tinta. Para limpar bem, utilize água morna com detergente neutro e enxágue e seque completamente a superfície antes de prosseguir.
Além disso, não se esqueça de proteger o ambiente em que você fará a pintura, para evitar que a tinta danifique paredes, pisos ou outros objetos. Para isso, forre tudo o que estiver por perto com a lona.
4. Lixe as peças
O PVC é um material bastante liso que, de maneira geral, não precisa ser lixado. Esse processo, no entanto, quando feito de forma leve, ajuda a criar uma superfície ligeiramente áspera, o que facilita a aderência da tinta.
Maneje a lixa em movimentos circulares e certifique-se de remover quaisquer arestas afiadas ou imperfeições da peça, para que a tinta não se acumule em pontos específicos e sim se espalhe de maneira harmônica.
5. Utilize primer
O uso de um primer específico para PVC é bastante recomendado para que a tinta possa aderir mais facilmente à peça e formar uma camada uniforme e duradoura.
Ao utilizar o produto, siga corretamente as orientações do fabricante, tanto relacionadas à aplicação em si quanto ao tempo de secagem indicado.
6. Aplique a tinta
E chegou a hora de pintar! Para fazer isso, opte por pincéis de cerdas macias, rolos de espuma ou até mesmo versões em spray da tinta adequada. Lembre-se de aplicá-la em camadas finas e uniformes, evitando o acúmulo em uma área específica. Siga as instruções do fabricante relacionadas à quantidade de camadas necessárias e tempo de secagem recomendado, para garantir o melhor resultado.
Deixar que cada camada de tinta seque antes de aplicar a próxima é fundamental para evitar o descascamento prematuro e garantir uma aparência profissional à pintura. Até o final do prazo de secagem, evite também a exposição da peça a condições extremas de temperatura e umidade, porque isso pode afetar a aderência da tinta e o resultado final.
Agora que você leu este artigo e já sabe como pintar esse material, não deixe de conferir também nosso conteúdo com ideias com cano de PVC para usar na decoração e surpreenda os seus clientes com esse tipo de inovação nos seus projetos.
- Categorias:
- Arquiteto
- Designer de Interiores
- Projetista