Entenda as Vantagens de Contar Com Um Sistema de Gerenciamento de Obras
15 de dezembro de 2023 Equipe Amanco Wavin
Quer implementar melhorias práticas na construção civil? O sistema de gerenciamento de obras é um requisito fundamental para automatizar os processos e aprimorar os resultados.
Hoje, estamos vivenciando a era da evolução da tecnologia e, claro, que o segmento de construção civil não ia ficar de fora! Muitos engenheiros já estão adotando essas soluções inovadoras, disponíveis no mercado, para aperfeiçoar a gestão de obras.
Neste artigo, vamos explorar o que é o sistema de gestão de obra e como esses softwares avançados vão trazer benefícios significativos, ajudando equilibrar a eficiência com o desempenho dos materiais utilizados no projeto. Acompanhe!
O que é um sistema de gestão de obras?
Certamente, uma das suas maiores curiosidades agora é descobrir o que é um sistema de gerenciamento de obras. Em suma e de maneira bem didática, ele é um software desenvolvido para otimizar e facilitar o acompanhamento dos projetos de construção civil, desde o planejamento até a conclusão.
Dessa forma, em poucos instantes os profissionais conseguem integrar os processos e centralizar as informações mais importantes, como:
documentação,
controle de qualidade;
gestão de riscos;
gestão de empreiteiros e fornecedores;
criação de relatórios e análises;
integração com outras ferramentas como os programas de modelagem 3D e sistema de planejamento ERP.
Apesar de parecer uma novidade no mercado de construção, esses sistemas existem há algumas décadas, mas o grande destaque aconteceu nos anos 70 e 80. Desde então, a ferramenta era usada para criar cronogramas e planejamento de recursos.
Atualmente, os sistemas de gerenciamento de obras abrangem mais funcionalidades para reduzir os custos e aumentar a qualidade dos serviços.
Entre os mais utilizados podemos destacar o:
Obra Prima: ideal para pequenas e médias construtoras;
Globaltec UAU: oferece o controle de compra e vendas, além de uma área específica para o relacionamento com o cliente.
7 vantagens de contar com um sistema de gestão de obras
Durante a execução do projeto, uma das situações mais comuns, é surgir os famosos problemas na obtenção de informações detalhadas sobre os materiais disponíveis no mercado.
Com um sistema de gerenciamento de obras integrado, os profissionais têm acessos a esses dados com mais facilidade, além de outros benefícios como veremos a seguir:
1. Otimização de projetos
Como ponto de partida, a primeira vantagem do sistema de gerenciamento de obras é a otimização dos projetos. Isso porque , o recurso faz uma análise inteligente e mostra as principais áreas que merecem melhorias. Por meio desses dados, os engenheiros conseguem alinhá-los às principais normas da construção civil com mais facilidade.
2. Controle de processos
Outra vantagem está relacionada com a monitoração do progresso da obra, já que a ferramenta centraliza todas as informações, incluindo não só o cronograma das atividades, mas também uma gestão completa dos recursos.
Todos os dados são atualizados em tempo real e a supervisão vai ser mais precisa, por completo, durante as etapas.
3. Redução de custo
O sistema de gerenciamento de obras auxilia na cotação de materiais, mão de obras, insumos, gestão de resíduos, além de elaborar a composição de custos diretos e indiretos. Tudo isso, unido a identificação precoce de problemas, contribui para a redução de custos.
4. Aumento da produtividade
Com o software cuidando das tarefas operacionais, que são por muitas das vezes repetitivas, a equipe tem mais tempo para focar em atividades mais estratégicas da engenharia civil, aumentando a produtividade e reduzindo o prazo de entrega.
5. Qualidade das obras
Não podemos deixar de mencionar também sobre a qualidade de obras, já que com todos os recursos de monitorização, comunicação mais assertiva e minimização de erros, a qualidade final vai ter um alto nível e surpreender o consumidor final.
6. Entrega dentro do prazo
Se uma das suas principais dificuldades também está relacionada com o prazo de entrega, saiba que o sistema de gerenciamento de obras vai auxiliar na gestão eficiente do cronograma e proporcionar a entrega dentro do prazo combinado.
Não precisa mais brigar com o tempo e ficar com medo de ter a reputação prejudicada!
7. Decisões mais assertivas
Que tal tomar decisões mais assertivas? Por fim, mas não menos importante, a sétima vantagem do software de gestão está relacionada com as informações precisas e relatórios detalhados. Por meio desses dados, as decisões vão ser tomadas de forma mais segura, baseadas em teorias sólidas e concretas.
Resumidamente, adotar um sistema de gerenciamento de obras é mais do que uma escolha moderna de tecnologia, é um método eficaz para alavancar os projetos de construção civil, aumentando a qualidade e diminuindo os gastos desnecessários.
Vamos parar de resistir a novas tecnologias e levar a sua carreira para um próximo nível? Leia agora o nosso artigo sobre os principais softwares da construção civil e dê um passo a mais para o sucesso!
- Categorias:
- Engenheiro
- Empreiteiro
- Construtor
- Projetista
- Arquiteto