Instalações Elétricas de Baixa Tensão: Tire Suas Dúvidas Sobre Esse Tipo de Projeto
15 de setembro de 2023 Equipe Amanco Wavin
Presentes em residências, escritórios e estabelecimentos comerciais, as instalações elétricas de baixa tensão tem o objetivo de proporcionar o fornecimento seguro e eficiente de energia para o funcionamento de uma ampla gama de dispositivos e equipamentos.
Leia este artigo para entender:
- o que são instalações elétricas de baixa tensão;
- diferenças entre instalações elétricas de alta e baixa tensão;
- como realizar uma instalação elétrica de baixa tensão.
O que são instalações elétricas de baixa tensão
As instalações elétricas de baixa tensão são sistemas que permitem a distribuição e o uso seguro da eletricidade em locais como residências, escritórios, comércios e pequenas indústrias. Sua principal característica é a utilização de tensões abaixo de 1000 volts em corrente alternada e 1500 volts em corrente contínua.
O objetivo desse tipo de instalação é transmitir a energia elétrica da fonte de alimentação (como a rede pública ou um gerador) até os dispositivos e equipamentos que dependem dela, como lâmpadas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Por isso, ela é um elemento fundamental para o bom funcionamento de uma edificação.
Conheça os componentes de um sistema elétrico de baixa tensão
Para que seu funcionamento seja seguro e eficiente, um sistema elétrico de baixa tensão conta com os seguintes componentes:
Fonte de alimentação
A fonte de alimentação é onde tudo começa, afinal, é o ponto que vai, efetivamente, fornecer energia para todo o sistema. De maneira geral, ela é representada pela rede pública de energia da região, mas pode ser também um gerador local.
Quadro de distribuição
O quadro de distribuição é o centro de controle de uma instalação elétrica, onde os circuitos são divididos e distribuídos para as diferentes áreas ou cômodos da edificação.
Esse componente também abriga os dispositivos de proteção, como disjuntores e fusíveis, que são responsáveis por interromper o funcionamento de energia em caso de sobrecarga ou curto-circuito.
Condutores
Os condutores são os cabos ou fios utilizados para, efetivamente, transportar a eletricidade pelos diferentes pontos das instalações elétricas de baixa tensão. São eles que ligam o quadro de distribuição aos pontos de utilização.
Pontos de utilização
São as tomadas e lâmpadas, ou seja, os dispositivos que farão o uso dessa energia elétrica. Idealmente, eles precisam ser distribuídos pela edificação a partir de um projeto elétrico, e devem estar dispostos de forma adequada para suprir as necessidades dos usuários no dia a dia.
O nível de demanda de energia elétrica aumentou muito nos últimos anos e essa costuma ser uma questão que impacta bastante na utilização e na reforma estrutural de edificações mais antigas, que, de maneira geral, continham muito menos tomadas à disposição.
Entenda as diferenças entre as instalações elétricas de baixa e alta tensão
A principal diferença entre as instalações elétricas de alta e baixa tensão está, justamente, na medida do potencial elétrico suportado pelo sistema, que é expressa em volts. Essa diferença na tensão determina como a eletricidade será transmitida e distribuída para todos os dispositivos conectados.
Enquanto as de baixa tensão, como explicado no tópico acima, suportam tensões de 1000 volts em corrente alternada e 1500 volts em corrente contínua, as de alta tensão, respectivamente, trabalham em voltagens acima dessas.
Esse tipo de sistema é, geralmente, utilizado em redes de transmissão de eletricidade em larga escala, responsáveis por levar energia elétrica a longas distâncias e diversos pontos de distribuição.
Para fazer esse trabalho com eficiência e segurança, as instalações elétricas de alta tensão requerem equipamentos projetados especificamente para suportar altas cargas de energia e correntes elétricas, e exigem medidas de segurança adicionais devido aos riscos elevados.
Como realizar uma instalação elétrica de baixa tensão
Lembramos que este conteúdo é voltado para instaladores elétricos. Pessoas leigas devem, sempre, contratar profissionais qualificados para realizar esse tipo de serviço, garantindo o bom funcionamento do sistema e a segurança de todos os usuários da edificação.
Realizar uma instalação elétrica requer muito planejamento, conhecimento técnico e atenção aos detalhes e às normas aplicáveis, afinal, eletricidade não é brincadeira. Para fazê-la com segurança, aqui estão os passos:
Não abra mão de um projeto elétrico
Contar com um projeto elétrico detalhado da instalação é fundamental para o êxito do serviço. Esse documento deve ser um mapa da planta da edificação, identificando todos os pontos de utilização e determinando a localização do quadro de distribuição e dos circuitos que alimentarão cada área ou cômodo.
Escolha os componentes adequados
Trabalhe com os materiais mais adequados para a instalação, desde as caixas de distribuição até os cabos elétricos, conduítes e disjuntores. Garanta que todos estão em conformidade com as normas e certificações de qualidade.
Instale os condutores e o quadro de distribuição
Por fim, chegou a hora de instalar os condutores elétricos de acordo com o projeto. Quer entender mais sobre esse assunto? Aproveite para ler também o nosso guia da instalação elétrica e tire todas as suas dúvidas!