Saiba O Que São As Certificações Ambientais na Construção Civil e Conheça 3 Selos de Sustentabilidade no Setor

6 de outubro de 2023 Equipe Amanco Wavin

Saiba O Que São As Certificações Ambientais na Construção Civil e Conheça 3 Selos de Sustentabilidade no Setor

A indústria da construção civil é fundamental em nossa sociedade, desempenhando um importante papel econômico e social. Em paralelo a isso, no entanto, também é reconhecida como uma das que causam mais impactos negativos ao meio ambiente, seja por meio do consumo de recursos naturais ou pela geração de resíduos e emissão de gases poluentes.

Diante das preocupações ambientais cada vez mais urgentes, a busca por práticas sustentáveis e responsáveis no setor tem se tornado uma prioridade entre as empresas e os profissionais da área. Neste cenário, as certificações ambientais existem para direcionar e salientar esses esforços. 

Leia este artigo para entender:

  • o que são as certificações ambientais;
  • quais são os principais objetivos das certificações ambientais na construção civil;
  • quais são as principais certificações ambientais na construção civil.

O que são as certificações ambientais

As certificações ambientais são selos ou credenciais atribuídos a empresas, projetos ou processos que atendem a determinados critérios de sustentabilidade e eficiência ambiental. Elas são estabelecidas por organizações especializadas e independentes e abrangem uma ampla gama de questões, visando incentivar práticas mais responsáveis e conscientes nos mais diversos setores da sociedade. 

Principais objetivos das certificações ambientais na construção civil

No âmbito da construção civil, as certificações ambientais se baseiam em critérios que vão desde a escolha de materiais até a gestão de resíduos e a integração com a comunidade local. Alguns de seus objetivos principais são:

Redução do impacto ambiental

As consequências da urbanização para o meio ambiente são muitas e, por isso, o objetivo central das certificações ambientais é reduzir o impacto negativo causado pelo setor, nas mais diversas esferas. Para que isso seja possível, elas se relacionam a diferentes etapas e atividades da área.

Utilização responsável de recursos

São muitos os recursos naturais utilizados na construção civil e esse objetivo visa o seu aproveitamento responsável, de forma equilibrada, sustentável e evitando o desperdício. Isso envolve tanto a gestão cuidadosa desses recursos quanto a busca por alternativas renováveis. 

Eficiência energética

O uso inteligente e econômico de energia, minimizando perdas e desperdícios, tem o objetivo de reduzir seus custos operacionais, diminuindo a demanda pelos recursos naturais necessários para gerá-la e, também, os impactos ambientais causados no processo, como as emissões de gases causadores do efeito estufa.

Inovação e tecnologia

Atualmente, é possível contar com tecnologias inovadoras e práticas construtivas mais avançadas que apresentam menor impacto ambiental. As certificações relacionadas a esse ponto estimulam a indústria a desenvolver e implementar cada vez mais soluções sustentáveis em termos de materiais, métodos e até mesmo sistemas de energia.

Principais certificações ambientais na construção civil

Conheça as principais certificações ambientais na construção civil utilizadas no Brasil e entenda como obtê-las.

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)

A certificação LEED, desenvolvida pelo U.S. Green Building Council (USGBC) é uma das mais reconhecidas internacionalmente. Ela avalia aspectos da construção que incluem uso de materiais sustentáveis, eficiência energética, qualidade do ambiente interno e inovação. A partir disso, são oferecidos diferentes níveis de certificação (certificado, prata, ouro e platina) com base na pontuação total alcançada. 

As empresas que querem obtê-la precisam registrar os projetos de construção no USGBC, pagando a taxa de registro e, então, fazer o possível para atender a cada um dos requisitos para ganhar o maior número de pontos.

AQUA (Alta Qualidade Ambiental)

Originada a partir da certificação francesa HQE, cuja sigla significa Haute Qualité Environnementale, a AQUA é uma certificação brasileira desenvolvida pela Fundação Vanzolini em parceria com a Escola Politécnica da USP. Seu objetivo é levar em consideração na avaliação ambiental aspectos relacionados especificamente ao Brasil, como o clima, a cultura e as normas vigentes aqui no país. 

É possível obtê-la em dois diferentes ciclos: 

  • o de construção, no caso de novos projetos; 
  • e o de operação, no caso de edificações que já existem. 
Durante o processo de avaliação, a equipe responsável realiza auditorias periódicas para constatar as conformidades e eventuais não conformidades do projeto com os quesitos ambientais.

BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method)

Desenvolvida pelo Building Research Establishment (BRE), do Reino Unido, a BREEAM é uma certificação ambiental amplamente utilizada na Europa. Ela avalia diversos aspectos de uma edificação, desde seu projeto até a operação, e assim como a LEED, oferece diferentes níveis de certificação, de acordo com a pontuação alcançada.

Para obtê-la, é preciso aplicar para o sistema de avaliação cabível ao status do seu projeto, nomear um avaliador, registrar o projeto para avaliação e pagar as taxas relevantes. A partir disso, se dará início o processo de avaliação, que será guiado pelo seu avaliador nomeado, com o objetivo de garantir que a edificação atenda aos padrões exigidos. A certificação será recebida assim que a avaliação for concluída.

Se interessou por esse assunto? Então aproveite para ler também o nosso conteúdo sobre a importância e os benefícios do ESG na construção civil!