7 Ideias para Uma Casa com Estilo Industrial

29 de julho de 2022 Equipe Amanco Wavin

7 Ideias para Uma Casa com Estilo Industrial

Já faz alguns anos que as decorações de estilo industrial estão bombando. Essa mistura entre a sofisticação e o rústico que nasceu na década de 1950 em Nova York continua como uma das principais tendências atuais na arquitetura e no design de interiores. 

Neste artigo, reunimos sete dicas de como criar casas com estilo industrial. Inspire-se!

1. Planta aberta

Imagine um espaço utilizado para a realização de atividades industriais. Ele deve ser amplo, não é mesmo? Por isso, essa é uma das principais características dos projetos em estilo industrial. 

Em geral, as plantas das casas são o mais abertas e amplas possível: os cômodos são integrados e o seu desenho se faz justamente por meio da disposição dos móveis e de eventuais portas grandes que possibilitem tanto a privacidade quanto a integração do ambiente, a depender do momento.

2. Tijolos aparentes

Não tem jeito: as paredes ou colunas de tijolos aparentes são o carro-chefe do estilo industrial, já que remetem imediatamente às fábricas e antigos galpões de construção. O bacana dessa tendência é que ela pode ser utilizada de diferentes maneiras, a depender do gosto do cliente e da proposta do projeto.

Uma sala com todas as paredes em tijolos aparentes tem um visual bem diferente de um ambiente com apenas uma parede seguindo essa tendência. O mais bacana do estilo industrial é aproveitá-lo das mais diversas maneiras e composições.

3. Cimento queimado e concreto

Outra referência extremamente característica aos projetos de estilo industrial é a utilização do cimento queimado e do concreto aparente nas decorações, muitas vezes em composição com os tijolinhos.

A aparência rústica e inacabada é justamente o que traz os ares da indústria para as residências. Esses materiais, portanto, podem ser usados de diferentes maneiras: no piso, nas paredes, em balcões ou até mesmo em outros tipos de móveis.

4. Iluminação natural e indireta

Aproveitar bem a iluminação natural vinda de janelas grandes (o que também é facilitado pela planta livre) costuma ser muito utilizado no estilo industrial — o que é um contraponto às luzes centrais diretas: uma lâmpada ou um lustre no meio do teto da sala não é muito bem-vindo.

Além da iluminação natural, os projetos devem levar em consideração os pontos de luz indireta para compor os ambientes: luminárias, abajures e composições interessantes de lâmpadas fazem toda a diferença.

5. Instalação elétrica aparente

E falando em iluminação, outra referência muito forte do estilo industrial são as instalações elétricas aparentes. Nesse caso, os dutos de fiação ficam do lado de fora da parede e participam da decoração do ambiente.

Além de esteticamente interessante, esse tipo de instalação elétrica pode ser bastante econômica e prática, já que o trabalho para instalá-la envolve muito menos quebras de paredes e o fato de ser aparente facilita eventuais mudanças e inserções de pontos adicionais.

6. Muito metal

Acompanhando o item acima, os metais são um elemento muito presente nas decorações em estilo industrial. Utilize-o, sempre que possível, em escadas, nos móveis e até mesmo nas peças soltas, como luminárias. 

Aproveite-os, também, para brincar com as cores. Enquanto o preto e o prata costumam fazer uma composição perfeita com o clima do ambiente, a utilização de outra cor, por exemplo, pode trazer uma quebra e um ponto de destaque que também são muito bem-vindos.

7. Bom uso das cores

E já que tocamos no tema cores, precisamos finalizar falando delas! Os projetos de decoração em estilo industrial utilizam como base as cores neutras, como branco, preto, cinza e marrom — que vêm, inclusive, dos materiais aparentes. 

Uma casa toda colorida não conversa muito com a proposta. Reserve as cores mais chamativas para utilizar em elementos de destaque como almofadas, escadas de metal ou mesmo uma luminária ou mesa de canto. 

Agora que você já conferiu este conteúdo sobre o estilo industrial, conheça quatro tendências atuais da construção civil que vão muito além da estética e podem fazer toda a diferença nos seus projetos.