Dicas de Decoração com Instalação Elétrica Aparente

21 de julho de 2022 Equipe Amanco Wavin

Dicas de Decoração com Instalação Elétrica Aparente

Já faz alguns anos que o estilo industrial está em alta na arquitetura. Famoso por equilibrar a sofisticação e o rústico, ele aposta em alguns elementos muito característicos, como as paredes de tijolinhos, as peças com acabamento em metal e a instalação elétrica aparente — que é o assunto deste post.

Para entender um pouco mais sobre a decoração com instalação elétrica aparente e conferir algumas dicas de como trabalhá-la em projetos de arquitetura e design de interiores, siga a leitura deste artigo.

De onde vem a estética das instalações elétricas aparentes

Por volta da década de 1950, em Nova York, espaços antes destinados a atividades industriais começaram a ser utilizados como apartamentos residenciais. Foi a partir daí que a estética industrial passou a fazer parte de decorações domésticas.

Como as tendências são cíclicas, o estilo voltou com tudo nos últimos anos e traz, com ele, além da estética, vantagens muito interessantes, como a economia e a praticidade.

Sim: instalações elétricas aparentes são econômicas, já que a abertura da construção de alvenaria para as instalações padrão geram um custo bastante alto, que se torna dispensável quando os tubos são aparentes.

Além disso, quem já precisou quebrar paredes para ampliar a rede elétrica e criar novos pontos de tomadas sabe o quão mais prático o processo se torna quando os tubos já estão do lado de fora. 


Como acertar na decoração com instalação elétrica aparente? Confira dicas


Na hora de oferecer um projeto com esse estilo de decoração aos seus clientes, confira as dicas de como planejá-lo com êxito e segurança, tanto no que tange a aspectos estéticos quanto aos aspectos de segurança e funcionalidade.


Estude e apresente referências

Apesar de ter se popularizado nos últimos anos, o estilo industrial não é para todo mundo. Essa decoração cheia de personalidade não vai agradar todos os tipos de clientes e, por isso, é interessante que o seu projeto arquitetônico (ou de design de interiores) conte com referências que você possa apresentar ao cliente para que ele compreenda muito bem a proposta.


Analise bem o ambiente


Para sugerir um projeto com instalação elétrica aparente é preciso mapear muito bem o ambiente e captar as necessidades do cliente. Entenda como será a utilização de cada cômodo e qual a necessidade de tomadas: por mais que seja mais prático fazer alterações, o ideal, sempre, é que um projeto cumpra as expectativas do contratante.


Além disso, é importante avaliar se as características do ambiente favorecem a utilização desse estilo. Locais que se tornam facilmente empoeirados, por exemplo, podem não ser muito propícios a isso, já que é essencial manter os dutos limpos e o acúmulo de poeira pode danificar o material.


Escolha bem as cores


As cores farão toda a diferença na receptividade do projeto e no conforto visual dos moradores ou frequentadores do espaço. Entenda bem o perfil do seu cliente para saber o que faz mais o seu estilo: dutos aparentes neutros, que dão um toque mais sutil à decoração, ou aqueles que levam uma cor de destaque e se tornam um grande ponto focal do ambiente.


Contrate os profissionais adequados

O ideal é contratar, para a execução do projeto, um profissional da elétrica que já tenha especialidade neste tipo de instalação. Dessa forma você garante ao cliente que haverá um cuidado no planejamento do trajeto dos tubos, no seu tamanho, nos níveis de curvatura e em todos os demais pontos importantes.

Instalação elétrica aparente é muito mais do que decoração, não é como um vaso de planta ou um quadro que você coloca na sala para melhorar a estética — ela está diretamente ligada à funcionalidade do espaço e, também, à segurança de todos os moradores ou frequentadores. 


Trabalhe apenas com materiais de qualidade

Como falamos acima, a instalação elétrica aparente vai muito além da estética e, por isso, é preciso escolher apenas materiais de qualidade no projeto. Eles oferecerão não só um bom custo-benefício como, também, mais praticidade e segurança.

E falando em materiais de qualidade para projetos elétricos, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre as vantagens de utilizar o eletroduto flexível nos seus projetos