Conheça 6 Negócios Lucrativos na Construção Civil
20 de outubro de 2023 Equipe Amanco Wavin
Quem trabalha com construção civil e quer estar à frente de empreendimentos de sucesso precisa estar de olho nas tendências, já que o setor está constantemente passando por transformações.
Tanto as inovações tecnológicas quanto as demandas da sociedade interferem nos projetos, que precisam ser cada vez mais produtivos, econômicos e sustentáveis para conquistar os clientes dessa geração.
Para ficar por dentro de todas as novidades, é preciso manter-se atualizado e estar de olho nas referências do que está sendo feito no exterior — o que surge de novo nos países desenvolvidos costuma chegar ao Brasil pouco tempo depois, e nada melhor do que já estar preparado.
Continue a leitura do artigo para conferir:
- vantagens de empreender na área da construção civil;
- seis tipos de negócios lucrativos na construção civil atualmente.
Conheça as vantagens de empreender na área da construção civil
O ramo da construção civil é extremamente promissor e oferece várias vantagens significativas para os empresários. Aqui estão algumas delas:
Demandas constantes
A construção civil é um setor que tem demandas constantes, independentemente das condições econômicas. Isso porque as pessoas sempre continuarão precisando de casas, escritórios e infraestrutura, o que garante um fluxo contínuo de projetos e oportunidades de negócio para os empreendedores.
Mesmo durante períodos de recessão econômica, o setor da construção civil tende a se manter resiliente.
Oportunidades diversas
O setor abrange uma ampla gama de possibilidades de serviços, como por exemplo:
- construções residenciais;
- construções comerciais;
- construções industriais;
- reformas;
- restaurações de prédios históricos;
- obras públicas;
- projetos de infraestrutura.
Essa diversidade significa que existem várias oportunidades de encontrar nichos de mercado específicos e aproveitar para oferecer demandas especializadas, de valor ainda maior.
Potencial de crescimento
A construção civil oferece um alto potencial de crescimento para empresas que desejam expandir. Com o tempo, à medida em que se conquista clientes satisfeitos, constrói uma rede de relacionamentos sólida e desenvolve uma boa reputação, o negócio tende a aumentar cada vez mais em tamanho e escopo — o que leva a contratos maiores e de maior rentabilidade.
Inovação e tecnologia
O ramo da construção civil está constantemente evoluindo e incorporando novas soluções tecnológicas e técnicas construtivas. Isso significa cada vez mais oportunidades para empreendedores que querem inovar e se destacar no mercado.
Confira 6 negócios lucrativos na construção civil
Agora que você já entendeu que existem muitas vantagens em empreender na área da construção civil, confira seis opções de negócios lucrativos para esse ramo:
1. Startups da construção civil
As startups são empresas de tecnologia que buscam promover a inovação no setor. No caso da construção civil, sua busca principal é encontrar as melhores soluções para resolver problemas e torná-la mais eficiente e sustentável.
As chamadas construtechs estão em alta justamente por oferecer esse olhar mais inovador ao segmento e propor respostas cada vez mais efetivas às novas demandas mercadológicas. Elas podem estar relacionadas tanto à otimização de processos quanto ao acompanhamento geral de uma obra e à criação de novas possibilidades.
Por isso, as startups de construção civil são uma excelente oportunidade de negócio lucrativo tanto para engenheiros, arquitetos e empreiteiros experientes quanto para os estudantes que estão chegando fresquinhos ao mercado.
2. Projetos sustentáveis
Hoje em dia é praticamente impossível falar em tecnologia sem pensar em sustentabilidade, essa demanda tão urgente para a vida em sociedade. É cada vez mais necessário recriar a construção civil com o objetivo de gerar o mínimo de consequências negativas possível no meio ambiente — e, de preferência, trazer impactos positivos.
Os consumidores dessa geração estão cada vez mais antenados a esse tipo de responsabilidade e procuram contratar empresas e profissionais alinhados a essas tendências das construções sustentáveis.
Por isso, é muito importante estudar o assunto, ficar de olho nas novidades e se manter atualizado para trabalhar com projetos que sigam diretrizes mais sustentáveis, como:
- a utilização de materiais menos agressivos ao meio ambiente;
- uma melhor administração de resíduos;
- um sistema de aquecimento solar;
- o armazenamento de água da chuva através da captação.
3. Reformas
Não é só o novo que tem espaço: existem muitos imóveis mais antigos por aí que podem ser muito bem reaproveitados a partir de boas reformas — e o aquecimento do mercado imobiliário também traz, como consequência, o crescimento dessa demanda.
Uma empresa de reformas pode atuar desde o planejamento das alterações até sua execução e acompanhamento, o que inclui todo o gerenciamento e a parte burocrática de uma obra.
4. Serviços especializados
Algumas etapas de uma obra são tão específicas que precisam contar com uma mão-de-obra altamente qualificada — e não necessariamente disponível no mercado. A instalação de um sistema de captação de água da chuva ou de aquecimento solar, por exemplo.
Por conta disso, também é um negócio lucrativo na construção civil buscar a alta especialização em serviços mais complexos, ou mesmo a abertura de uma empresa que ofereça esse tipo de solução.
5. Serviços complementares
Oferecer serviços complementares aos das construções em si também pode ser extremamente vantajoso, já que é muito comum que os clientes tenham dúvidas de onde contratá-los.
A limpeza pós-obra é uma dessas oportunidades, que inclui retirar todos os resíduos, bem como poeira e partículas que se acumulam no local, para deixar o imóvel em perfeitas condições para a entrega final.
6. E-commerces de materiais de construção
Se o comércio digital já estava em franco crescimento antes de 2020, a pandemia veio para acelerar o processo. Atualmente, mais de 70% dos brasileiros afirma preferir fazer suas compras online. E porque isso seria diferente quando o assunto é material de construção?
Abrir uma loja virtual é muito vantajoso porque os custos são menores que os de um estabelecimento físico, o que pode se refletir nos produtos e tornar possível oferecê-los a um preço mais competitivo para o consumidor. Este, por sua vez, ainda contará com a comodidade de realizar suas compras sem precisar sair de casa.
Um bom e-commerce de materiais de construção pode criar grandes parcerias com empreiteiras e demais profissionais que trabalham com obras. Para isso, é importante desenvolver um ótimo site, ter uma boa gestão de estoque, utilizar as melhores estratégias de marketing de conteúdo e, é claro, trabalhar apenas com produtos de marcas de excelência.
Se você se interessou por esse assunto e sabe que quer ser um profissional alinhado com as novas demandas do mercado, aproveite para ler também o nosso artigo sobre 4 tendências na indústria da construção civil.