Conheça 6 Problemas Hidráulicos E Como Solucioná-los
19 de dezembro de 2023 Equipe Amanco Wavin
Problemas hidráulicos são imprevistos comuns, mesmo quando falamos de um imóvel novo. As causas principais incluem tubulações de baixa qualidade, falta de manutenção e trabalho executado por um profissional desqualificado.
Quando não são resolvidos, esses problemas podem se agravar e afetar outras áreas da casa. Por esse motivo, é fundamental que sejam identificados e solucionados o quanto antes.
Neste post, confira os 6 problemas hidráulicos que você pode enfrentar e como se livrar deles de uma vez por todas.
6 problemas hidráulicos que você precisa conhecer
Problemas hidráulicos incluem desde uma torneira pingando até vazamentos na tubulação. Entenda como eles ocorrem e o que fazer para solucioná-los:
1. Torneira pingando
A torneira pingando pode ter várias causas, dependendo do modelo de registro hidráulico. Desgaste das arruelas de vedação de borracha e problemas no registro são os mais comuns. Nesses casos, a solução é providenciar a troca dessas peças.
Em algumas situações, apenas o reforço na vedação usando fita veda rosca pode solucionar. Para evitar danificar as peças internas da torneira, evite fechá-la com muita força. Isso vai ajudar a prolongar o seu tempo de vida útil.
2. Tubulação vazando
Mais um dos problemas hidráulicos comuns é o vazamento nos tubos e conexões. Além do desperdício de água e aumento no valor da conta, isso pode causar problemas sérios de infiltração.
Os motivos mais comuns de vazamento na tubulação são:
encanamento antigo;
instalação inadequada;
tubulação de má qualidade;
furos na tubulação.
A troca de tubulações antigas por novas e usar canos de pvc ou cpvc de qualidade são medidas para resolver alguns problemas. Há casos em que você pode precisar da avaliação de um profissional especializado para identificar a causa do vazamento.
O ideal é sempre investir em tubulações de qualidade para evitar vazamentos. Mesmo que seja necessário investir um pouco mais, a durabilidade será maior, prevenindo problemas futuros.
3. Ruídos estranhos
Ruídos nas válvulas hidráulicas costumam ser causados por emendas na tubulação, má instalação ou muitas conexões. Eles também acontecem por obstruções no sistema ou problemas mecânicos.
O ideal é contar com a avaliação de um profissional para identificar as irregularidades. No escoamento de esgoto. O indicado é fazer as instalações com tubulações antirruído para evitar problemas.
4. Ralo entupido
Outro problema que você pode se deparar é o ralo entupido. Isso geralmente acontece por obstruções no encanamento, impedindo a passagem da água. Restos de alimentos e acúmulo de gordura são as principais causas no ralo da cozinha.
Para evitar que isso aconteça, coloque um filtro no ralo da sua pia para não que não passe nenhum resíduo. Também é importante armazenar o óleo em um recipiente e encaminhar para um ponto de coleta. Além de proteger o seu ralo de entupimentos, essa atitude ajuda a preservar o meio ambiente.
No ralo do banheiro, o entupimento pode ser ocasionado por acúmulo de fios de cabelos. Se o problema é no vaso sanitário, o provável é que a obstrução seja causada, por exemplo, por papel higiênico ou absorvente preso à tubulação. Assim, a orientação é nunca jogar nenhum objeto no vaso sanitário.
A troca do sifão pode ser a solução para entupimentos em casos mais simples. Se o problema for mais complexo, você deve contar com a ajuda de um profissional para cuidar do caso.
5. Baixa pressão da água
Nem sempre a baixa pressão da água tem a ver com problemas no projeto hidráulico. Muitas vezes, essa situação está associada com o abastecimento da rede pública da cidade. Mas se o motivo for interno, os fatores mais comuns são:
obstruções;
diâmetro dos canos;
curvas em excesso no encanamento;
altura da caixa d'água.
Por esse motivo, é importante investigar a causa para então buscar a solução mais adequada. A instalação de pressurizadores, por exemplo, pode ser uma boa maneira de resolver o problema.
6. Problemas na descarga
Vazamentos na descarga nem sempre são percebidos com rapidez, causando o desperdício e o aumento do consumo. Para identificar o vazamento, uma dica é jogar um pouco de borra de café na água do vaso sanitário. Quando a borra não permanece no fundo, isso significa que há vazamento.
Esse problema pode acontecer por falta de compatibilidade entre a válvula e a pressão do sistema. Desgastes das peças também estão entre as causas de vazamento. Assim, é importante verificar as boias regularmente para fazer a troca quando necessário. Se o problema persistir, a melhor saída é contratar um especialista.
Como vimos, problemas hidráulicos são bastantes comuns, sendo alguns simples e outros mais complexos. É importante identificá-los e corrigi-los com rapidez, antes que provoquem complicações maiores.
Agora que você já conhece os problemas hidráulicos mais comuns, veja como evitar 7 erros na reforma hidráulica.
- Categorias:
- Instalador Hidráulico / Encanador